sexta-feira, 30 de novembro de 2007

First Look: Intel's X48 Chipset



1-Ele overclocka um pouco mais mas segundo alguns fabricantes ele apenas empata com o P35.
2-As placas baseadas em DDR2 tem um desempenho igual ou até inferior ao P35.
3-O X48 foi inicialmente projetado para ter seu desempenho máximo com módulos de DDR3.
4-O aumento do barramento na recente introdução do PCIEx 2.0 não trouxe nenhum ganho significativo ,assim como foi com o AGP4x para o AGP8x e depois para o PCIEx 1.0.
5-As placas que suportam DDR2 tem encontrado mais problemas de estabilidade do que as placas com DDR3 que aparentam estar perfeitamente estáveis.
6-Ainda não existe uma data precisa para o lançamento das placas baseadas no X48 ,antes a previsão é era para começo de Dezembro ,agora uns dizem que pode ser em Janeiro e outros em Fevereiro.

Olhando desta forma até parece que o próximo chipset pode ser um novo problema em vez de uma solução definitiva ainda mais se forem vistos os resultados preliminares onde ele aparece quase que empatado com o X38.
Todos os testes preliminares estão aqui.
http://www.bit-tech.net/hardware/2007/11/27/intel_x48_chipset_preview/1

Junior

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Crysis DX10 8800GT + Yorkfield 4ghz "THE END".



O jogo é extremamente excitante e foi muito bom enquanto durou mas esperava um pouco mais do final ,tipo com explosões gigantescas e devastação total.

Reckoning
texture quality very high
physics quality very high
shaders quality very high
water quality very high
sounds very high
1280x1024
8800GT 730/1800/1000
Yorkfield QX9650 4ghz
P5K Premium

Junior

8800GTS em testes.



Que ela será superior a 8800GT ninguém duvida mas de quanto seria esta diferença?Será que vale pagar um pouco a mais?

Dependendo da resolução sim mas em outras configurações seria um caso a ser pensado e o seu lançamento esta previsto para o dia 11 de Novembro

Confiram tudo no Tweaktown.

http://www.tweaktown.com/articles/1234/1/page_1_introduction/index.html

Junior

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

New World record -> Pi1m 7.75secs


Ele já foi acusado de cheat em um outro record do Pi1m muito questionado mas agora ele deu a volta por cima e o record do Pi1m tem novo dono,Coolaler e ele foi construído com a ajuda de uma Asus Blitz Formula e desta é inegável que ele é legitimo.


Junior

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Santa Rosa Refresh,X9000 2.8ghz.




Enquanto o lado Verde da força apenas sinaliza com inovações e datas contraditórias o outro lado da força ,o Azul ataca com datas precisas e com números reais,todos sabem que a bola da vez é o Yorkfield, o processador quad core da classe Penryn mas ele logo terá a companhia do seu irmão Wolfdale um dual core que ainda não foi lançado mas o se3u desempenho não é segredo nenhum pois ele já mostrou a sua força ,só que existe um terceiro que ainda não havia sido mostrado ao publico ,o dual core Extreme X9000 que é a versão mobile do Penryn que chega para dar mais gás na quarta geração Centrino,no site do Coolaler ele foi fotografado , testado e olha que o seu bom desempenho já era mais ou menos esperado mas ele mostrou que veio realmente para botar terror na concorrência.

Junior

Yorkfield QX9650 em baixa by Criminal.


O meu Yorkfield QX9650 está em baixa,aliás foi uma queda vertiginosa mas não estou me referindo a nenhum problema referente ao processador e sim ao vcore que estou atualmente usando ,o clock que estou testando em uma de minhas plataformas oficiais é de 4ghz mas no começo eu optei por deixar com 1.39v e mesmo não estando rock solid este clock/vcore é estável para benchs pesados e jogos e até agora não houve nenhum reboot por falta de estabilidade e olha que se não estivesse confiável não iria ficar brincando com um sistema que gerência quase 1 tera de dados.

Decidi então que era hora de achar qual é o menor vcore possivel para 4ghz e comecei a testar com 1.36v e tanto o cinbench como o 3e06 que são bem exigentes quanto a estabilidade dos cores foram finalizados com extrema perfeição e para terminar eu rodei também um pi32mb.

Depois aproveitando a boa fase eu derrubei mais um pouco o vcore e desta vez foi usado apenas 1.34v,quando dei um save/exit nas configurações de bios eu pensdei comigo "se ele pelo menos chegar na barrinha de carregamento do vista estará de bom tamanho",o sistema foi que foi e todos os programas foram sendo carregados um a um e tinha chegadop a hora de testar novamente a estabilidade com 4ghz @ 1.34v.
O 3d06 e o Cinebench foram concluídos com extrema facilidade e geralmente quando estou perto da linha de instabilidade geralmente os resultados entre o vcore estável com o vcore semi estável tendem a ser bem diferentes pois estaria faltando vcore para alimentar os cores mas como os resultados foram quase que idênticos me animei e resoilvi descer mais ainda.

Com 1.32v foi apenas possivel rodar o Pi32m ,infelizmente tanto o Cinebench como o 3d06 acusaram erros e não puderam ser fechados mas existe uma luz no fim do tunel pois eu desta vez reduzi as voltagens da mobo e existe a possibilidade de estabilizar caso eu injete mais voltagem no north bridge ou no fsb,mas de um jeito ou de outro bootar com 4ghz e apenas 1.32v já é um enorme passo e mais uma prova concreta de que a passagem do 65nm para o 45nm foi muito mais benéfica do que se pudesse esperar.

Junior

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

PC Wizard 2008 v1.81


Uma nova versão desta poderosa ferramenta para detecção,analise(benchmarks sintéticos) e monitoração de hardware já está disponivel,a lista de updates segue abaixo.
New support and improvements :
Minor Update : Bugs correction and some improvements (After installation see Release.txt file). and more...
Você pode baixar o PC Wizard que é totalmente free diretamente aqui.
PC Wizard 2008 v1.81 :

Junior

CPU-Z 1.42


Desde o dia 23 de Nvovembro já é possivel encontrar uma nova versão, batizada de 1.42, do indispensável utilitário CPU-Z.
Como normalmente acontece, esta nova versão agrega o seu lote de novidades, como pode ser visto abaixo:

Intel Wolfdale/Yorkfield/Penryn CPUs support.
AMD Phenom and Opteron Barcelona support improved.
Current core selection menu (right click on the CPU page).
Loading progress.
A nova versão pode ser encontrada diretamente no site oficial do CPU-Z.

Junior

sábado, 24 de novembro de 2007

O que já era otimo ficou melhor e mais caro.



Recentemente a Intel lançou o primeiro processador de 45nm voltado para os computadores domésticos ,o quad core Yorkfield de 3ghz e passadas poucas semanas ela novamente anuncia um outro processador top class que atende pelo nome de QX9770,ele se diferência do seu irmão pelo clock que passa a ser de 3.2ghz e pelo fsb de 1600 contra 1333 do QX9650,os resultados preliminares ja podem ser conferidos nas páginas do Puissance-pc e eles mostram a superiodade indiscutível do novo processador frente ao que existe de mais rápido na atualidade mas isto tudo tem um preço ,1399us$ e para os mais afoitos muito cuidado pois este processador pode não funcionar em placas mais antigas pois o seu FSB padrão é de 400mhz.

http://www.puissance-pc.net/les-dossiers/test-intel-core-2-extreme-qx9770.html?Itemid=57

Junior

Nvidia 680i chipset fails future-proof test



Os rumores sobre a incompatibilidade entre o Nforce 680i e o quad core Yorkfield de 45nm se propagam velozmente pelos veiculos de informação e agora ele ganha mais força pois um moderador do forum da EVGA confirmou que o suporte aos novos processadores é falho,se você quizer manter uma placa com o 680i e estiver na fila de espera por um processador de 45nm então que ele seja o dual core Wolfdale pois com o quad core Yorkfield as dores de cabeça serão enormes.
E o pessoal do The Inq foi mais longe ,se você quer um quad core non-Kentsfield que procure o AMD Phenom ou espere pelo X48.

http://evga.com/forums/tm.asp?m=167016


http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2007/11/23/nvidia-680i-chipset-fails

Junior

Asus P5N-T Deluxe nForce 780i Motherboard Preview.



Depois do lançamento do 680i a Nvidia se viu obrigada a reforçar rapidamente a sua linha pois a Intel tem mostrado uma agressividade insana com o lançamento dos chipsets P35 e X38 e o anuncio do top class X48 e agora a Nvidia espera brilhar novamente com a sua nova linha high end de chipsets,todos esperam anciosamente que o novo chipset Nforce traga mais desempenho e menos problemas que o antigo 680i e as suas parceiras tem trabalhado para que o produto final esteja no mercado antes do natal e já é possivel encontrar um pequeno preview sobre a nova Asus P5N-T Deluxe baseada no 780i.

specs

- Support Intel® next generation 45nm Multi-core CPU*

- Intel® Quad-core CPU Ready*

- Intel® Core™2 Extreme/Core™2 Duo Ready

- NVIDIA nForce® 680i SLI™ plus PCIe 2.0 bridge

- NVIDIA Triple-SLI™ Ready

- Dual-channel DDR2 800/667/533- 1333/1066/800/533MHz

- Stack Cool2 and Heat-pipe Thermal Solution

- 8 Phase Power Design

http://www.hardwarexl.com/reviews/mainboards/asus_p5n-t_deluxe_nforce_780i_motherboard_preview/

Junior

Briga de gigantes ou de vaidades?


Depois do lançamento do Yorkfield alguns usuários de placas com o chipset 680i reportaram problemas de compatibilidade com o novo processador ,algumas fabricantes desconversam e falam que um simples update de Bios já seria suficiente para que o Yorkfield operasse perfeitamente mas nos bastidores o que corre é que a Intel não disponibilizou todas as instruções sobre o Yorkfield e só o fará se a Nvidia fornecer o suporte SLI para os seus chipsets.
O fato é que em algumas revisões de Bios é possivel o boot inicial mas em alguns casos ocorrem BSOD e a leitura do clock é totalmente errônea e dependendo do caso o multiplicador do QX9650 fica travado em 6x ,logicamente que a Nvidia precisa do microcode do Yorkfield para que seus chipsets ofereçam suporte e segundo algumas fontes não oficiais a Nvidia estaria fazendo um jogo "sujo" empurrando a culpa em cima da Intel que não passou as informações necessárias e forçando assim seus clientes a comprarem o novo chipset 780i pois este sim suportaria de forma decente o novo quad core ,mas para o novo chipset trabalhar ela precisaria das instruções sobre o Yorkfield e se ela tem isto em mãos porque ainda não consegue (ou não quer) que o 680i rode de forma decente?
A resposta é bem simples ,ela quer vender a nova linha Nforce 780i,se tudo isto for verdade ele feito de forma nada sutil e a Nvidia entra em mais uma enrascada pois seus fieis clientes se sentirão mais uma vez traídos.
Mas outro rumor ganha força e pode livrar a cara da Nvida nesta história toda,a Intel estaria realmente decidida a medir forças com a Nvidia e realmente só passaria as informações necessárias se a Nvidia oferecesse suprote SLI aos seus chipsets e para reforçar mais esta especulação ,segundo a Asus suas placas com o chipset 680i conseguem rodar em laboratório o novo Yorkfield mas o desempenho comparado ao chipset Intel é desanimador.
De um jeito ou de outro as duas gigantes apenas querem vantagens em beneficio próprio e bem vindos ao capitalismo selvagem onde gestos de boa vontade não existe.

Junior

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Crysis DX10 8800GT + Yorkfield 4ghz.



texture quality very high
physics quality very high
shaders quality very high
water quality very high
sounds very high
1280x1024
8800GT 730/1800/1000
Yorkfield QX9650 4ghz
25fps+

Acho que não preciso dizer mais nada.

Junior

Se eu quizesse ganhar algum a hora seria essa.


Passados dez dias do seu lançamento o QX9650 continua tão escasso como água no deserto,algumas lojas já estão com as listas lotadas e assim que o próximo lote aterrisar em solo japonês apenas os primeiros que estão na fila poderão usufruir do mais potente processador da atualidade,com a chegada do natal as compras começam a se aquecer e o sonho de conseguir um Yorkfield pode se tornar um pesadelo pois não existe uma previsão exata de quando a oferta se estabilizará,dias desses eu estava com uma amiga overclocker no celular e ela estava tentando me persuadir a passar o meu Yorkfield para ela , como eu continuava irredutivel ela além de oferecer uma boa quantia em dinheiro também chegou a oferecer uma 8800GTX para que eu pudesse fazer um SLI ,a cada investida dela vi que ela estava cada vez mais propensa a gastar mais do que realmente a cpu valia,coloquei um fim na conversa e disse que não poderia escalpelar um camarada e no final ela disse e se não fossemos amigos o que você faria?
R-se desonhecido fosse insitente como você eu desligaria o telefone na hora e bloquearia o número pois a cpu realmente não está a venda ,ela deu aquela risadinha sem graça e mudumos na hora a conversa.

Junior

Depois dos módulos de 1Gb despencarem agora é a vez dos módulos de 2gb.


Comentei anteriormente que os módulos de DDR2 6400 estavam sendo vendidos a 17us$ e neste sábado será marcado pelo grande desconto nos módulos de 2gb ,uma grande rede de lojas de produtos eletronicos(Sofmap) oferecerá tais módulos por exatos 34us$ ,logicamente que não serão módulos de companhias consagradas mas o preço é tentador demais para deixar passar em branco,não posso afirmar que esta promoção será estendida por muito tempo mas tenho notado que os módulos tem caído constantemente de preço.

Junior

Eagles o pc high end da Gigabyte.


A Gigabyte continua estendendo sua linha de produtos e agora ela investirá no mercado de pc montados com a sua grife Eagles ,no começo serão comercializados 3 modelos ,o "G-E700J" Core 2 Duo E6850/ memory 2GB/GeForce 8800 GTX video card /150GB HDD (10,000rpm) por 3050us$ e o "G-E500J" Core2 Quad Q6600/ memory 2GB/GeForce 8800 GTS video card /500GB HDD (7,200rpm) por 2175us$ com disponibilidade imediata no Japão e o terceiro e mais poderoso modelo desta série deverá chegar ao mercado japonês no mês de Janeiro ,o "G-E900J" Core 2 Extreme QX9650/ memory 4GB/Radeon HD 2900 XT video card (2 basic /CrossFire constitution) /300GB HDD (10,000rpm and 2 basic /RAID 0 constitution) ainda sem preço definido.

Para tornar o PC o mais silencioso possivel cada configuração dispõe de um sistema de watercooling e alimentados por uma fonte Odin Pro de 800w ,ainda existe um item bem interessante ,o TurboKey que ver a ser uma peça acoplada a placa-mãe que gerencia o overclock e que mantém o processador com cerca de 20% acima do seu clock original e para terminar a Gigabyte escolheu o chipset mais atual para equipar a sua linha Eagle,o X38.


Akiba

Junior


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Finalmente o gelo.



Estou postando com um atraso de um dia pois após esta excelente rodada de benchs eu tive que juntar os cacos ,dar uma arrumada no barraco ,tomar uma ducha e capotar pois no final de tudo já era madrugada no Japão e o dia seguinte teria que acordar cedo para ir trampar.

Eu estava muito ancioso e esperava trazer belos resultados mas alguns me surprenderam como no Aqua03 e 3D01 onde em ambos os casos eu consegui atingir o segundo lugar no mundo na classe 8800GT ,o trabalho ainda esta começando e já preparo saltos mais espetaculares e tenho plena certeza que posso espremer ainda mais o Yorkfield pois sei que ele vai responder aos incrementos de voltagem,de 1.79v para 1.824v o nivel de estabilidade foi extraordinário e me permitiu rodar com 300mhz a mais e na próxima vez não irei poupar esforços para melhorar ainda mais minhas marcas.

Bom eu fiz um relato em tempo real que foi postado nas páginas do ForumPCs e irei repassá-lo agora para o meu blog.

Agora é para valer.

A máquina esta preparadissima para receber o gelo (quantidade suficiente para quase 1 hora de bench) e hoje tenho a satisfação de ter a companhia/ajuda da minha pequena que irá cuidar da refrigeração (verificação e reposição) então pela primeira vez irei atualizar em tempo real todos os passos da minha tentativa de quebrar a barreira dos 9segs e ainda espero trazer alguns resultados 3d bem expressivos.
5 minutos para o inicio.

Edit21 Nov 11:34 PM
Começando pelo Aqua03,primeiramente um teste básico para testar a capacidade da 8800GT ->clock/shader no limite para air cooler e com um barramento PCIEx insano.

Aquamark03 267450

http://img251.imageshack.us/img251/1244/0aqua03267jr2.jpg

processando.....

Edit21 Nov 11:50PM

Yorkfield 5ghz com 277469 no Aqua03 e confirmado -> segundo lugar no mundo na classe 8800GT.

http://img206.imageshack.us/img206/15/1aqua03277okpv6.jpg

a seguir 3D01
processando....

Edit 21 Nov 11:59PM

Yorkfield 5ghz ,3d01 -> 86603 3dmarks ,segundo lugar no mundo na classe 8800GT.

http://img251.imageshack.us/img251/1474/23d0186603of9.jpg

Chegou a vez do Pi1m sub 9seg
processando....

Edit22 Nov 00:05AM

Yorkfield 5100mhz -> primeiro sub 9

8.906segs

http://img172.imageshack.us/img172/9967/35100mhzpi1mik1.jpg

não tenho muito gelo então irei desativar 3 núcleos e tentar melhorar ao máximo o meu Pi.processando.....

Edit 22 Nov 00:25AM

Yorkfield 5300mhz -> P11m 8.594 secs

http://img413.imageshack.us/img413/4928/55300mhzpi1mjo8.jpg

Me restou apenas gelo suficiente para 75% do meu conteiner então irei reativar todos os 4 núcleos , rodar o 3d06 e rezar para que eu consiga finalizá-lo
processando....

Edit22 Nov 00:42AM

Yorkfield 4900mhz -> 3d06 16690 3dmarks ,quarto lugar no mundo na classe 8800GT single

http://img442.imageshack.us/img442/8194/43d0616690ey7.jpg

Finalizando.Fim de feira,consegui alguns resultados bem expressivos e o melhor é que ainda não cheguei no limite ,com certeza em outra oportunidade eu irei finalizar todo o trabalho e por enquanto só me resta juntar a bagunça .tomar uma ducha e capotar pois estou caindo de sono hehehe.

A pausa será de apenas alguns dias antes de uma nova acelerada agressiva com o Yorkfield e provavelmente será usada uma outra plataforma totalmente zerada mas não posso passar os detalhes definitivos pois ainda não esta confirmado qual será o chipset e nem qual o tipo de RAM.

Junior

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Wolfdale E8400 3ghz @ 4500mhz (air).


Dentro de dois meses a nova familia dual core da Intel estará no mercado mas os exemplares de engenharia continuam impressionando pelo alto desempenho e poder de overclock,desta o Coolaler mostrou em seu forum um pouco do novo Wolfdale E8400 de 3ghz(3x333) que terá o seu preço abaixo de 200us$ ,ele testou dois modelos,ambos com 4500mhz onde um deles precisou de apenas 1.57v e o outro 1.71v,o Pi32m foi fechado em 10m e 47 segs e o Pi1m em pouco mais de 10segs,levando tudo em consideração (inclusive o seu preço e multiplicador) este Wolfdale tem tudo para emplacar.


Junior

Uma nova data para a 8800GTS 512mb baseada no G92.



Segundo o Fudzilla a nova 8800GTS (G92) será lançada entre os dias 12 e 14 do mês de Dezembro ,segundo ainda o site ela pode ser tão poderosa quanto a 8800GTX e em alguns casos até encostar na Ultra mas devido ao seu barramento de apenas 256bits ela consequentemente não conseguirá se manter competitiva em altissimas resoluções.

Hoje é muito dificil de achar a sua irmã 8800GT que devido a sua boa performance e o seu preço tem uma alta procura e todos esperam anciosamente que o mesmo não ocorra com a futura 8800GTS.

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4300&Itemid=1

Junior

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Um rápido teste de reconhecimento.


Ontém na volta do trampo eu arrumei um tiquinho de gelo seco apenas para matar a ansiedade e consegui realizar todos os testes básicos de ajustes de clock, voltagem e divisores e também me certifiquei que não existe nenhum cold bug neste processador ,como a quantidade era pouca apenas consegui uma screen de 4900mhz para Pi e hoje a noite eu voltarei a carga e hoje eu derrubo a barreira dos 9 segs no Pi e tentarei outros testes 3D(Aqua03/3d01/3d05/3d06) ,não prometo o máximo possivel pois o tempo é curto mas prometo muito empenho.

Junior

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Um pequeno preview da 8800GT 256mb .



Alguns testes sobre a nova placa da Nvidia já circulam pela net e aparentemente ela apenas se difere da 8800GT 512mb pela quantidade de memória da sua irmã maior ,nos testes ela apenas ficou atrás quando foram usadas resoluções altas e alguns filtros agora quando foi colocada frente a frente com a sua concorrente R3850 ela não fez feio e ganhou em praticamente tudo ,houve apenas um deslize no 3d06 com 1920x1200 4x/16x e um erro com as mesmas resoluções e filtros no jogo HL2 EP2.
Dependendo do preço ela pode ser uma grande jogada da Nvidia ,vamos aguardar.

Inlgês
http://forums.vr-zone.com/showthread.php?t=205536

Francês
http://infomars.fr/forum/index.php?showtopic=1045

Junior

domingo, 18 de novembro de 2007

Calm Inside the Storm


Desta vez irei pegar leve ,alias muito leve para o meu gosto,primeiramente retirei todos os San Aces e realinhei o Thermalright IFX-14 para que fosse possivel povoar os quatro slots de DDR2 ,mas o que isso tem haver com a posição do IFX-14?É que desta vez eu irei montar um sistema super silencioso e todos os módulos de DDR2 receberão dissipadores Thermalright HR-7 Duo e infelizmente o IFX-14 é tão grande que precisei virá-lo para que os dissipadores não se chocassem.
A Asus 8800GTX será resfriada por um Thermalright HR-03 Plus que por motivos bem óbivios será o único dissipador não passivo do meu sistema,foi usada uma fan de 92mm bem silenciosa que é mais do que suficiente para deixar a 8800GTX em niveis bem agradáveis.A Asus Blitz Formula foi resfriada a água e para isto precisei de apenas uma bomba Eheim e um pequeno radiador passivo pois o block Fusion é um acessório incorporado pela Asus para a classe R.O.G. Blitz formula.
Fotos
Para come;ar eu rodei alguns testes básicos com a cpu em stock que eu ainda não tinha conferido.
Cinebench,Everest e pi1m
Mas se eu montei o sistema para ser o mais silencioso possivel então eu preciso provar que todo o trabalho e o tempo que passei enchendo a plataforma de Thermalright não foi em vão.
Thermalright IFX-14 passivo,Yorkfield 3ghz com um pequeno undervolt
Esta screen prova o quanto os novos processadores se beneficiaram das novas tecnologias empregadas,depois de deixar a máquina por muito tempo rodando o prime as temperaturas apesar de estarem um pouco altas para um processador de 45nm estão totalmente dentro do limite aceitável.Vale lembrar que o silêncio é tanto que apenas ouço o hd trabalhando e um leve ruído proveniente do fan de 92mm colocado para resfriar a 8800GTX,o passo seguinte será colocar um fan de 120mm com apenas 1500rpm e bem silencioso por sinal.
Thermalright IFX-14 + Scythe 120mm 1500rpm 55CFM
Em questão de minutos a temperatura de cada core caiu mais do que 50%,simplesmente fantástico pois como já foi dito os novos processadores de 45nm da Intel são muito frios,vale lembrar que os testes foram rodados em bancada e a temperatura ambiente também ajudou(19C) ,agora dentro de um gabinete e com a temperatura do quarto em 22C seria impossivel atingir esta marca mas isso é o que menos importa pois na verdade eu não quero silêncio e nem um processador com os clocks originais e sim uma cpu ótima para overclock,forte em desempenho e não muito quente e isto o Yorkfield já provou para o mundo todo e com louvores.

Junior

sábado, 17 de novembro de 2007

Water cooled QX9650 @ 5ghz


O potencial de overclock dos novos quad cores Yorkfield parece não ter limites e desta vez caiu mais uma barreira ,a dos 5ghz ,bom tirando a criatividade não posso dizer que foi usada uma refrigeração exótica do tipo subzero,a cpu estava sendo resfriada por um belo sistema de water cooler e com a ajuda de um ar condicionado a água foi mantida em 10c.
O feito foi realizado por um grande overclocker japonês conhecido mundialmente por Picoo e ele não se satisfez apenas com o suicide screen ,ele ainda conseguiu um belo Pi1m de 9.442s com o clock de 4916mhz.
A placa usada foi uma Asus Maximus Formula X38 e o sistema operacional usado foi o predileto dos grandes mestres do Pi,o Server 2003.

Não sou adepto do water cooler mas em compensação consigo montar belos sistemas a ar e uma de minhas metas será tentar chegar até 5ghz com o meu Yorkfield (full air) ,para isso eu preciso esperar até Janeiro para que as temperaturas na região de Hiroshima se estabilizem em 0c depois é só abrir a janela e aproveitar a ocasião.

Já estou separando os possiveis candidatos e entre eles figuram o Thermalright Ultra 120 extreme,o IFX-14 ,o Scythe Infinity e o Plasma 775,não posso prometer que irei conseguir esta proeza mas pelo que eu tenho notado as chances de sucesso são bem razoáveis.


Junior

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Acreditem ou não ,memórias DDR2 6400 1GB despencam a niveis inimagináveis-> 17us$


O meu fornecedor e confidente errou feio pois ele afirmou que não haveria mais possibilidades de novos descontos nos módulos DDR2 6400 1GB,eu também nunca iria imaginar que este ano pudesse encontrar estes módulos de memórias abaixo de 25us$ mas o improvável aconteceu e hoje podemos encontrá-las no Japão por exatos 17us$ ,depois de olhar para isto eu não falo mais nada apenas irei aguardar os novos acontecimentos.

Akiba

Junior

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Simplesmente 45nm.



Frio,ótimo para overclock e super poderoso ,tudo isto eu já havia previsto mas nada como provar com números que a passagem dos 65nm para os 45nm não seria traumática,com o Intel cooler box eu consigo primar com 4150mhz e usando apenas 1.48v.
Bom quando eu decido alguma coisa dificilmente tomo outro caminho e umas das minhas ultimas decisões foi primeiramente encontrar o limite com o Intel cooler box ,apesar de contar com um arsenal de dissipadores eu contive a ansiedade e finalizei todos os testes preliminares e os números foram ótimos.
sub 10 no Pi1m
4400mhz para benchs que usam 4 cores
4150mhz primados
e também cheguei a conclusão que apesar de ser um dissipador melhor que os anteriores ,o novo Intel cooler box não esta preparado para um overclock que envolva muita voltagem pois a sua base aquece muito rapidamente ,na verdade é melhor ele do que o antigo modelo só que eu tenho outras opções e a partir de agora os testes começam a valer de verdade para mim.

Thermalright IFX-14 + San Ace 260CFM x 2
Com o Intel cooler box eu consegui números bem interessantes só que agora eu irei brincar mais seriamente pois estou disposto a dar o que o Yorkfield precisa-> vcore ,por ser um processador de 45nm ele provavelmente se comportará diferentemente dos processadores de 65nm então é recomendável todo cuidado no começo ,mas não esperem que eu seja muito cauteloso, 45nm significa um avanço significativo mas para mim a partir de um certo ponto estes 45nm apenas significarão um número a mais e o vcore é que realmente interessará.

http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2558535&postcount=56

Junior

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Agora é para valer,Yorkfield em mãos.


Acabei de receber o meu Yorkfield ,a primeira impressão é assombrosa pois a caixa é gigante ,duas vezes maior que a caixa do QX6700,ela é grande porque tem que alojar o grande Intel cooler box ,apenas o logo Core2 Extreme já seria suficiente para cobrir aquelas mirradas caixinhas do AM2,mas no fundo mesmo a impressão é de que a Intel quer mostrar poder.
Não precisei mais do que alguns minutos para acertar a mão e já tenho capacidade para 4400mhz estáveis para testes relativamente pesados,um exemplo é o Nuclearus que usa os quatro cores,até ae nada demais o processador é um Extreme a nata do processo e se eu disser que usei apenas 1.48v para bootar com 4400mhz ,também não acho tão impressionante pois estamos falando de um processador de 45nm mas o que realmente interessa é que eu não precisei mais do que o Intel cooler box para atingir este clock, o cooler de referência não chega a impressionar e não colocaria a mão no fogo por ele mas o processo alcançou um nivel tão elevado que a refrigeração se torna algo tão simples de ser resolvida,só tenho uma certeza-> o tal Phenom vai ter uma parada durissima pela frente.

Junior

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Chegou e quase ninguém viu.



Vieram tarde,o primeiro lote dos novos Yorkfields QX9650 chegou no arquipelago no dia 12 de Novembro ,na verdade deveriam aterrissar alguns dias antes para que fosse possivel toda a preparação que precede o seu lançamento, com o pequeno atraso na sua chegada ao Japão ficou impossivel disponibilizá-lo no dia correto que seria o dia 12 de Novembro,o que aconteceu no dia seguinte mas o que corre nos bastidores é o que menos importa e sim o que corre nos balcões de lojas.

O sucesso de vendas foi enorme e nem mesmo o preço exorbitante de 1130us$ afugentou os ávidos compradores ,não sobrou pedra sobre pedra e cerca de 400 processadores foram vendidos em questão de horas,provavelmente a situação se normalize no decorrer da semana mas existrem lojas que apenas aceitam encomenda para daqui 2 ou 3 semanas e segundo fontes não significa que a loja vai receber daqui a duas semanas e sim que a lista de espera é maior do que os processadores que irão entrar,o meu já estava garantido a muito tempo e a previsão é de que hoje ele aterrisse em Hiroshima ,apenas irei torcer para que seja um belo exemplar pois peguei no escuro e seguindo a minha cartilha apenas pedi para o meu fornecedor que olhasse a data e escolhesse se possivel o mais novo do lote.

Junior

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

The monster is here.



Não se trata ainda do Yorkfield mas o monstro ao qual me refiro é um super dissipador da Thermalright ,o IFX-14 (Inferno Fire eXtinguisher) acompanhado de três jogos de dissipadores para ram,o HR-07 e o HR-07 Duo type L e type H,todos estes dissipadores de memória utilizam heatpipes mas o primeiro não permite o uso de 4 módulos simultanêos pois o seu tamanho e design bloqueiam o slot seguinte então apenas seria possivel usá-los em dois módulos e nada mais,o segundo que atende pelo mesmo nome só que acrescentaram um type L e type H justamante para que seja fácil de identificá-lo pois um par de type H que é mais alto completa o par de type L que é mais mais baixo permitindo o uso simultanêo de 4 módulos ,eles se encaixam perfeitamente,mais tarde eu irei mostrar com fotos e testes práticos estas novidades ,mas irei esperar para que a estréia coincida com outra que já esta para acontecer nestes próximos dias.

Junior

domingo, 11 de novembro de 2007

Depois de tudo ele ainda continua forte.


Sem dúvidas que o uso massivo de voltagem afeta negativamente a vida útil de qualquer processador,o atual processo de 65nm nos permite atingir um nivel altissimo de overclock mas em contrapartida é vero também que o excesso de voltagem prejudica muito mais um chip de 65nm do que um 90nm então não é aconselhável a usar mais do que 1.45v com air cooler e as temperaturas não podem exceder 70c caso contrário a vida do processador será drásticamente reduzida.
Este exemplar que tenho em mãos é de Abril de 2006 e de lá para cá ele foi submetido a niveis extremos de overclock,voltagens e temperaturas que variam de -77c até mais de 80c,antes de mais nada quero dizer que não pretendo matá-lo ou coisa parecida ,ele na verdade é o meu carro chefe pois é o chip mais ativo que tenho em meu arsenal e a cada nova experiência ele parece querer mostrar sempre alguma novidade.
Tenho alguns records com ele.
Primeiro processador a atingir 500FSB no mundo
#2 em aceleração com air cooler -> 4450mhz
#1 mais rápido em sua categoria com air cooler -> 3900mhz
2# em FSB com a RD600 -> 539FSB só perco para o Coolaler que atingiu 547FSB

Poderia dizer que apesar de ser um fora de série ele estaria seriamente afetado pelo overclock,mas tenho a grande satisfação de ver que apesar de tudo ele continua forte como no começo,para provar eu rodei este prime com 50mhz a menos que o meu record mas também as circunstâncias foram diferentes ,na epoca que bati 3900mhz estava em pleno inverno com 17c e agora consegui 3850mhz com 22c, tenho certeza absoluta que apesar de tudo o que este processador passou ele vai igualar e com muita sorte ultrapassar o meu antigo record.

Junior

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Gladiators.


Três grandes fabricantes,cinco placas e dois dos mais novos e poderosos chipsets Intel pulsam no interior de cada uma delas.
Todas as P35 tem uma caracteristica muito própria pois são modelos exclusivos e construídos especialmente para impressionar.
A P5K Premium Black Pearl é uma edição especial onde foram usados os melhores componentes.
A DFI LP UT P35-TR2 foi concebida para mostrar toda a força do chipset P35.
E a Blitz foi a resposta que a Asus encontrou para dizer que não brinca em serviço e persegue a coroa pela melhor placa P35 para overclock.
Para mim elas não precisam provar mais nada e sempre terão lugar cativo no meu acervo particular mas com a chegada das novas placas baseadas no X38 seria inevitável uma comparação direta e será o que eu irei fazer ,os testes já estão em andamento e uma boa parte já esta concluída e porenquanto não irei divulgar nada mas garanto que caprichei na criatividade e o review ficará nota 10.

Junior

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Foi muito bom enquanto durou.



Infelizmente tudo o que é bom dura muito pouco e chegou a hora de dizer adeus a Asus P5E X38 ,foi uma semana muito intensa onde o meu encontro com este pequeno monstro coincidiu com a estréia da nova linha geforce 8800GT,mesmo para alguém que já está acostumado com novidades não é fácil conciliar certas coisas,a ansiedade as vezes fala mais alto mas é preciso ter cabeça fria pois apenas uma semana(1 ou 2 horas diárias)é pouco para explorar e entender como as coisas funcionam.
Senti na pele que em alguns casos a tolerância do X38 para alguns divisores é zero ou quase isso, a Asus depois de um over mal sucedido as vezes apaga e para revivê-la é preciso algumas manhas ,mas ainda não cheguei a uma conclusão concreta pois ela apresentou diversos sintomas onde foram necessárias diversas saidas,incluisve mesmo depois de um CMOS ela não voltava a não ser que se iniciasse com single channel ou trocando a vga de slot.
Testes Finais.
O máximo que eu consigo com apenas 1.68v de vcore é algo em torno de 4500mhz no C2D e 4400mhz no C2Q Q6700 e para contornar isso não pude modá-la pois preciso entregá-la intacta e comparando com os outros números que tenho em mãos posso dizer que apesar da limitação ela é muito rápida.
Além desta X38 eu apenas tive a oportunidade de testar a Gigabyte X38-DQ6 e como já era previsto a Asus é mais rápida que a DQ6 ,se tivesse que optar por uma delas eu ficaria numa dificil situação pois as duas são ótimas e com preços equivalentes ,pelo conteúdo provavelmente a Gigabyte é um tiquinho melhor mas como o coração pende pelo lado Asus.....

Resultados do penultimo dia
http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=2813233&postcount=286

Alguns números exclusivos com o C2D e o C2Q
Conroe 4750mhz-> http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=265486
Kentsfield 4540mhz->http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=265487
máximo fsb 548->http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=265489
Nuclearus 4370mhz->http://img229.imageshack.us/my.php?image=nuclear4370mhziq5.jpg

Encontrei problemas insoluveis com relação ao fsb máximo,bom o ciclo da P5E se encerra amanhã pois infelizmente chegou a hora de devolvê-la e foi muito bom enquanto durou,vamos ver como será o "depois de amanhã".

Junior

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Need for Speed ProStreet Demo.



Dando continuidade aos testes com a 8800GT ,desta vez foi testado o novo demo Need for Speed ProStreet,mesmo com todos os ajustes no máximo(exceto AA) o game fluiu cristalino e sem nenhum lag ,a qualidade gráfica é excelente com uma jogabilidade decente.
No começo apenas joguei para testar a 8800GT mas acho que acabei gostando.

Junior

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Um pouco mais de 8800GT.



Continuando minhas experiências com a 8800GT.
Ontem eu realizei uma bateria muito proveitosa ,onde foi possivel atingir números bem interessantes.

3D01->73465
3D05->24292
3D06->16182

Eu ainda estou esperando uma Bios mais madura para a P5E para que eu possa ter mais flexibilidade em relação aos divisores da RAM e outras otimizações,tirando este pequeno problema a Asus mostrou uma estabilidade impressionante e apesar de contar com apenas um vcore @ 1.6v reais para benchs pesados foi possivel manter o Q6700 com 4ghz,eu não fiz o pencil mod pois não fui autorizado e como dei a minha palavra eu não o farei mas estou livre rodar mais agressivamente como por exemplo no subzero e acho que já posso dizer que estou apto para tentar algo mais surpreendente com este conjunto P5E/8800GT.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=164538

Junior

Mais rumores, SLI drivers for X38 in final stages.



Segundo um usuário do Xtreme Systems a possibilidade de usar duas placas em SLI no chipset Intel X38 é bem real,alguns engenheiros independentes estão trabalhando para que seja possivel estender ao Intel o tão desejado suporte ao SLI,ele não especificou se seria possivel também fazer uso do SLI também em outros chipsets como o P965/P35 mas algumas novidades podem surgir em breve,muito breve ou seria apenas mais um rumor?

Acompanhem na integra.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=164163


Junior

domingo, 4 de novembro de 2007

Crysis Demo e novas armas a nossa disposição.

Com apenas uma pequena modificação em um arquivo do Crysis demo é possivel abrir novas opções de armas,tanque ,botes e helicópteros.

Para ter acesso aos arquivos (são dois distintos) basta visitar este link

http://crysis.4thdimension.info/forum/showpost.php?p=64125&postcount=149

depois de baixá-los apenas troque o antigo pelo novo ->C:\Archivos de programa\Electronic Arts\Crytek\Crysis SP Demo\Game\Levels\island.

Diversão pura.

Junior

P5E em ação,525FSB estável e um máximo de 537FSB


A P5E X38 apenas compartilha o mesmo pcb que a super Maximus Formula(provavelmente a próxima a ser testada) e também mantem algumas caracteristicas da série R.O.G. e ai seria um overclock fácil?Errado ,apesar de ser super eficiente ela é bem complexa e gostei dela pois logo de cara exigiu um certo grau de habilidade,os ajustes de voltagens não poderiam ser setados como todas as outras Asus onde voce apenas manda um "enter" e um segunda janela aparece com as opções de vcore,vdimm,pll,nb,etc.Desta vez eu precisei editar manualmente todas as voltagens,descobri isso ao acaso pois havia tentado de tudo e sem êxito e para mim uma placa deste nível e que não sai do auto não tem utilidade nenhuma ,mas antes de conseguir "abrir" os ajustes eu até que tentei o Aibooster sem êxito pois não tinha opção de voltagem,tentei apensa subir o clock do processador e o máximo que o vcore em "auto" me fornecia era 1.38v,isso não faz nem cócegas no meu E6600.Bom solucionado o problema eu comecei a brincar de verdade e como toda Asus top ela é bem ágil e versatil,lógico que ela não é uma Maximus Formula mas estou muito satisfeito com os resultados preliminares,A nova P5E em overclock e estabilidade esta no topo entre todas as placas que já tive a felicidade de testar até hoje.
Máximo fsb com air cooler537FSB
http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=263437
Para overclock estável de FSB ela se situa em primeiro junto com a P5B DLX e a Asus Blitz Formula e para aceleração final de FSB ela ficou em terceiro perdendo para a RD600->539FSB e Asus Blitz Formula->542FSB.
Na verdade esperava e gostaria que fosse um pouco mais fácil mas sei que não é brincadeira editar uma Bios para um equipamento tão complexo e com menos de um mês de vida e de uma certa forma remendado e capado pois ela usa o pcb de outra placa muito mais poderosa,estava tentando a fazer um transplante de bios e socar a da Maximus Formula,mas infelizmente esta é um placa que preciso devolver assim que terminar de examiná-la,infelizmente nem sempre a gente faz o que quer e se o fizermos temos que arcar com as consequências de um possivel erro ou partir para o abraço em caso de sucesso,mas desta vez eu irei ficar na torcida e deixar as coisas fluirem naturalmente e quem sabe até a devolução do equipamento a Asus não disponibilize uma Bios mais madura.

Junior

sábado, 3 de novembro de 2007

8800GT em games.



Call of Juarez,F.E.A.R. e HL2 Lost Coast,como a 8800GT se sai nestes três jogos?
Para responder a esta questão eu rodei com qualidade máxima e 4x/16x,usei também duas configurações,a primeira com os clocks originais e a segunda com 750/1800/1000(clock/shaders/mem) e os ganhos no geral foram de quase 20%.

Call Of Juarez(1280x1024)
default ->23.2
overclock->27.0

F.E.A.R.(1280x960)
default->103
overclock->120

Lost Coast(1280x1024)
default->121.58
overclock->139.11

Promissora ou não?

http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=2799285&postcount=112

Junior

Asus P5E X38


Acabei de receber mais uma bela placa mãe da Asus e a bola da vez agora é a P5E com o chipset X38,alguns dias atrás eu já havia testado e aprovado a Gigabyte X38-DQ6 ,que na maioria dos casos se mostrou mais rápida que a DFI LP UT P35-TR2 ,só que antes de optar pela Gigabyte eu balancei muito pois independente de ser a mais rápida ou tecnologicamente inferior ou superior a Asus é e sempre será a minha favorita,mas naquele momento eu tinha quebrado a corrente e tinha decidido que na minha caminhada em direção ao X38 eu primeiro pularia para a Gigabyte e deixaria a Asus para mais tarde,agora 20 dias depois surge a oportunidade de testar a P5E,dei sorte também de ter em mãos uma bela Leadtek 8800GT e pretendo fazer um grande comparativo 3D entre a P5E ,a Gigabyte X38-DQ6 e a Asus Blitz Formula.

Junior

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

8800GT + Thermaltake DuOrb.


Caros amigos ,não sei se vocês se lembram mas eu e o Thermaltake temos uma história de amor e ódio,a primiera impressão que tive dele foi das melhores ,usando uma X1950Pro 512mb ele simplesmente estrupou o Zalman VF900-Cu ,os resultados não poderiam ser diferentes pois ele é duas vezes maior que o Zalman ,mas na verdade o que interessa não é o meio e sim o final e os números não deixaram dúvidas,estava diante de uma nova fera.
Bom,passada a euforia inicial cai na realidade....eu fui testá-lo na minha 8800GTX e logo de cara me empolguei pois as temps em idle se estabilizaram em 48c mas foi apenas uma impressão pois em load elas pularam para espantosos 100c,não era possivel e remontei ele diversas vezes até me certificar que o problema não era na montagem e sim no dissipador,provavelmente o modelo que tenho em mãos esta com algum problema.
Agora tenho a oportunidade de testá-lo na Leadtek 8800GT e para minha supresa ele mostrou a eficiência de um grande vencedor e as temperaturas em load es estacionaram em 42c mas com um detalhe,a placa estava overclockada 700/1780/1000 e não estava usando bancada e sim um dos meus cases Coolermaster Stacker (com a lateral fechada) e a temperatura do quarto marcava 20c.
Tudo aqui
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2529388&postcount=31

Lógico que não irei trocar a minha GTX pela GT mas não posso deixar de comentar,esta Leadtek é realmente uma placa que vai dar uma sacudida no mercado,pois ela simplesmente quebrou a hierarquia vigente.

Junior

PX8800 GT em fase de testes.


Apenas agora tive um tempinho para atualizar o meu blog e desta vez irei falar um pouco sobre a nova Nvidia 8800GT,tinha recebido este modelo no dia 28 e mesmo com toda a ansiedade eu infelizmente não pude testá-la,depois de tudo resolvido eu prometo que irei tentar mostrar o máximo possivel sobre este monstrinho.
Como já sabemos ela é uma placa com dimensões equivalente a da sua irmã 8800GTS 320mb e para a felicidade geral da nação o seu cooler ocupa apenas 1 slot.
Overclock
Os números são ótimos ,nesta primeira etapa irei usar apenas o cooler de referência e provavelmente ele será suficiente para um ótimo e seguro overclock,o rivatuner está totalmente funcional e o controle da ventoinha também esta perfeito e mesmo em 100% ele não chega a assustar se o cara não for muito exigente acho que pode até deixar em full speed.
Rodei alguns testes sintéticos e ela aparentemente é bem forte e também não pude deixar de fora a nova sensação entres os gamers,no Crysis(1280x1024.tudo no high e DX10) a 8800GT com os clocks originais(600/1500/900) cravou 31fps e com 750/1800/1000 os números subiram para quase 36fps.
Este números não são os finais pois ainda não otimizei o Vista e ainda tenho gás no meu processador que no caso foi um quad @ 3300mhz.
Os testes iniciais estão todos aqui.

Junior