segunda-feira, 5 de maio de 2008

Brincando com fogo.

Perdi uma Asus Blitz Formula ,um dos mosfets literalmente torrou ,o estrago foi tão grande que até a parte de baixo do pcb ficou danificado,o excesso de calor foi tão grande que as trilhas derreteram o que ocasionou a sua morte.
Mas como isso foi acontecer?
Bom eu estou testando um QX9770 que é atualmente o processador mais rápido e também o mais quente de todos,quando comecei a overclockar os rastros deixados pela sua insaciável sede por energia foram notados e eles causam instabilidade no meu sistema,por mais que eu tentasse eu não estava conseguindo manter os clocks que eu estava acostumado a usar com a minha 9800GTX(900MHz no core),a minha Zippy 600w infelizmente ficou pequena e não acompanhava o resto do sistema,abaixo segue o relatdo do primeiro dia de benchs que foram postados no ForumPCs.
"O novo Extreme apesar de ser muito rápido e subir tão bem quanto o QX9650 que é mais frio também tem suas fraquezas,a primeira delas seria em relação ao preço ,ele custa cerca de 1500us$ e o processador não vem acompanhado de um cooler e o cooler do QX9650 que apesar de ter um belo desempenho provavelmente não aguenta o QX9770 em overclock mediano. Outra coisa que notei foi que o sistema está sugando muita energia,a minha Zippy Type R de 600w não esta aguentando um over pesado,nos testes com o vantage eu tive que diminuir o over na 9800GTX e me contentar com o QX9770 4250MHz @ 1.52v,se eu for usar 895MHz (que seria um clock aceitável para a minha Foxconn modada) eu não passo do primeiro teste da Jane Nosh,fui reduzindo o clock até chegar nos 870MHz ,consegui finalizar mas eu resolvi fazer umas continhas e vi que estava dando murro em ponta de faca.
chutando alto
QX9770 @ 4250MHz 1.52v -> 250w
9800MHz @ 895MHz 1.38v -> 200w
Ageia-> 50w
San Ace 120x120x38 @ 260CFM 48w
seriam mais ou menos 548w sem contar o resto do sistema ,é por este motivo que a Zippy Type R não esta aguentando,apesar de ser uma fonte de confiança eu não irei mais arriscar e da próxima vez eu irei testar na minha bancada que é o local ideal para benchs mais extremos "
Nem deu tempo de ir para a bancada,morreu antes,o que ocorreu pode ter sido uma sobrecarga ou algo parecido mas sei que aqueceu tanto que derreteu tudo e não irei e nem posso culpar a Zippy 600W ,alías eu posso até dizer que ela aguentou bravamente e evitou algo pior,pois se não fosse a sua alta qualidade hoje eu estaria sem o QX9770 ,sem a 9800GTX e sem 4 Raptors,com certeza o sistema inteiro iria para o saco.
Também não posso culpar a Asus Blitz pois é uma placa de extrema qualidade e como ela não tinha sido modada eu entrei em contato com o meu fornecedor e dei inicio ao processo de RMA ,provavelmente deverá levar alguns dias ou semanas para que chegue outra Blitz mas enquanto isso eu já consegui outro produto da mesma fabricantes,os testes seguem a partir de agora com a P5K3 DLX e de quebra ganhei um brindezinho da Asus,DDR3 1333 com chips Qimonda.
Afinal quem é o culpado nisso tudo,eu por insistir?a Yoko por incentivar?ambos os dois?
Preferimos acreditar que foi uma fatalidade e que já foi superada,sabemos que apesar dos cuidados o perigo existe e é constante mas a gente cai e depois se levanta mas sempre bola pra frente.

Junior & Yoko

0 comentários: