segunda-feira, 28 de abril de 2008

de overclocker para overclocker ->Wolfdale E7200 um sucesso.

O novo lançamento da Intel se trata de uma cpu mediana que chega ao mercado por um preço bem camarada ,ele é um processador dual core Penryn da classe Wolfdale E7200 M0,as diferenças mais marcantes entre o novo e o velho Wolfdale são o fsb e o cache L2,o E7200 tem a metade do cache L2 (3mb contra 6mb) e opera sob uma frequência de 1066MHz contra 1333MHz do seu irmão maior,como ele trabalha com 266FSB ele precisa de um multiplicador de 9.5x para atingir o clock de 2530Mhz, hoje um processador de 45nm tem uma extrema facilidade em subir o clock só que muitas vezes o limitante é o fsb,hoje as cpus dual corePenryn de 1333MHz operam com multiplicadores que variam de 8x até 9.5x ,se por acaso a cpu em questão for um Wolfdale E8200 8x então você precisaria um conjunto bem robusto para rodar acima de 4GHz ,para evitar esse limitante você poderia optar por um E8400 ou pelo E8500 mas são processadores relativamente caros,só que agora a Intel acertou em cheio e lançou uma cpu que preenche todos os requisitos para um overclock sádio.
preço baixo com multiplicador alto e que trabalha fria, que são caracteristicas fundamentais para o sucesso.
Para a esmagadora maioria o seu potencial ainda é uma incógnita mas eu presentiar a todos e irei desvendar todos os mistérios que cercam o novo tufão da Intel,apresento o Wolfdale E7200.
Eu e a Yoko conseguimos colocar as mãos em 5 desses pequenos ,nós iremos testar o potêncial de overclock de cada um deles e tenham certeza que os testes serão para todos os gostos pois termos a nossa disposição os mais variados tipos de dissipadores e também partiremos para o extremo com a ajuda do LN2.
Mesmo se tratando de um Core2 de 45nm eu não esperava tanto assim de um processador tão barato ,eu consegui subir sua frequência em 2GHz e o que impressiona é que eu apenas usei um bom air cooler ,que no caso foi o meu preferido dissipador ,o Scythe Infinity.A placa mãe que apesar de ser uma bela R.O.G. Commando já está um pouco ultrapassada mas ainda com folego para overclockar as novas cpus de 45nm,alías ela tem se saído muito bem com qualquer Wolfdale e porque não deveria ser igual com o E7200?
Na verdade apesar de ser um processador da classe Wolfdale ,o E7200 usa uma revisão de núcleo diferente e o seu FSB é menor do que o Wolfdale E8XXX que são fatores que podem determinar o potêncial de overclock e as primeiras notícias sobre o novo Wolfdale não eram muito promissoras ,alguns exemplares estavam esbarrando em um FSB wall relativamente baixo para um Wolfdale(500-520) e um clock máximo de 4.2GHz-4.3GHz no water,eu consegui 555FSB e não fui além pois infelizmente a minha Commando não consegue mais do que isso e a minha P5B DLX que bateu 630FSB esta na Australia,mas em compensação cheguei até 4500MHz o que não deixa de ser uma marca impressionante.
Agora que o seu potêncial já não é mais segredo nenhum vamos esperar apenas pelos resultados mais promissores do que os meus.
ps. como fui um dos primeiros a postar alguma sobre o novo Wolfdale alguns sites usaram os meus resultados para ilustrar alguns artigos que circulam pela net.
The motherboard asus commando (Intel p965) with 1.65 v and air cooler scythe infinity with powerful 120 mm succeeded to overclock the processor up to 4.5 GHz:
core 2 duo e7200 overclocking

material usado
CPU- E7200CPU cooler- Scythe Infinity
Fan- SanAce 120x120x38 @ 102CFM
MB- Commando(1703)
Bios- vcore @ 1.65v,vdimm @ 2.3v,vnb @ 1.65v,vfsb @ 1.4v,PCIEx @ 115MHz
RAM- Crucial 6400
VGA- Foxconn 9800GTX
Room temp- 26c

Junior & Yoko

0 comentários: