terça-feira, 29 de março de 2011

GTX590 Overclock....um perigo...

Antes - último driver 267.84(hoje saiu outro) automaticamente a placa ao chegar no limite de consumo estipulado pela Nvidia simplesmente irá entrar em throttle,ou seja irá diminuir o consumo e o desempenho,isto para não queimar!!! e eu pude conferir agora de pouco(o vídeo vem depois) ,que a placa em stock faz cerca de 9XXX no 3dmark11 e testando com overclock ,GPU@ 900MHz o resultado foi bem menor!!! olha o throttle em ação!! O consumo com os novos drivers (como eu já havia verificado na sessão ao vivo) foi novamente de mais ou menos 550watts ,mas isto era o sistema inteiro,com o 2600K @ 5400Mhz (1.56v) e a placa neste caso estava trabalhando dentro do TDP estipulado pela Nvidia Agora vem a parte delicada,overclock.

Como eu citei acima os novos drivers irão impedir que a placa atinja níveis alarmantes de consumo,pois uma placa de referência "NÃO" foi construída para aguentar tamanho consumo e dissipação!!!! O driver Forceware 267.52 e provavelmente o 267.71(distribuído pela Nvidia para os sites de review) não tem o mecanismo de proteção contra overvoltagem embutido!!! Neste caso o TDP em overclock será muito maior do que 360watts ,mas muito maior mesmo!!!!!
Confiram o vídeo



Apenas a placa chega a consumir cerca de 550watts(reparem que no vídeo o consumo bateu 790watt,mas ele ultrapassou essa barreira ,apenas não foi filmado) ......pois eu já verifiquei as condições de consumo do 2600k @ 5.2GHz com 1.546v e é de cerca de 250watts!!!
Agora eu volto a repetir ,uma placa de referência não aguenta tal consumo !!! É por este motivo que a Nvidia fez uma rápida atualização nos seus drivers....e agora a proteção de overvoltagem esta funcionando.

Junior

0 comentários: