quarta-feira, 25 de julho de 2007

E6850 G0 O primeiro encontro

Irei relatar porque o abismo que separa a Intel da concorrencia eh imenso.
A nova revisao do Conroe permite que os aficcionados por overclock possam sonhar com novos horizontes ,sabem porque?
ela chegou trazendo algumas mudancas que deixaram o chip mais frio e com a evolucao no processo de fabricacao sera possivel extrair um pouco a mais do que ja estavamos acostumados.
Ja era possivel encontrar facilmente na web diversos relatos de modelos de engenharia ,inclusive no XtremeSystem.org existem usuarios extraindo o maximo do Conroe G0 nas mais variadas situacoes que vao desde a refrigeracao mais simples ateh chegarmos no extremo.
mas como todos desconfiam de numeros construidos em cima de modelos de engenharia entao com muita satisfacao eu posso afirmar que o novo Conroe G0 retail box eh o novo monstro da Intel.

Nao foi dificil conseguir estabilizar com 4ghz(1.58v),foram realizados apenas alguns ajustes preliminares do tipo vcore ,vdimm e divisores,mas o mais importante que seria a medicao da temperatura nao foi possivel pois todos os programas de leitura nao estao reportando a verdadeira temperatura ,chegando a distorcer tanto que em alguns casos estacionaram abaixo da temperatura ambiente,o que eh fisicamente impossivel para um air cooler.
foi necessario usar um pouco da intuicao e rodar alguns testes rapidos de pi para que nao continuasse no escuro e fosse possivel rodar com exito o prime95.
como nao foi possivel medir com exatidao a temperatura do nucleo fui obrigado a fazer o dedometro e para o meu espanto a base do Thermalright Ultra 120 Extreme estava sinistramente fria,como o clock era absurdo e tambem foi preciso usar um pouco de overvoltagem para estabiliza-lo cheguei a pensar que o contato entre a base e o IHS estivesse comprometido.
fiz uma verificacao rapida e pude confirmar que o contato estava perfeito o que indica que a nova revisao eh realmente mais fria que a anterior.

Com um pouco mais de voltagem(1.6v) foi possivel atingir a incrivel marca de 4100mhz estaveis para Pi32m,em toda a minha experiencia com as mais diversas configuracoes e modelos de Core2 e em alguns casos foram testados exaustivamente sob condicoes extremas de frio com temperaturas abaixo de zero posso afirmar com todas as palavras que eh muito mas muito dificil encontrar um Core2 B2 que tenha esta capacidade de aceleracao.
tambem foi criado um conceito que Core2 bom de over seria aquele que atingisse 3600mhz totalmente estavel com air cooler,com esta nova revisao da Intel este patamar subira consideravelmente e as portas estao agora escancaradas para que o Penryn faca sua aparicao em grande estilo.
tambem foi testado a sua capacidade de aceleracao no FSB e para meu constrangimento ela nao passou de 500FSB,um numero razoavel..mas se o chip em questao fosse um Conroe B2,foi falta de sorte na escolha do processador mas felizmente tenho como contornar a situacao.

Com a ajuda de uma refrigeracao mais agressiva (gelo seco + propanol) foi possivel quebrar o wall e ainda abrir caminho para que eu conseguisse atingir 4800mhz com estabilidade suficiente para rodar um pi1m
mas infelizmente esbarrei em um novo wall na casa dos 534.7FSB que eh exatamente o clock seguinte ao maximo estavel que eu havia conseguido e que apenas sera quebrado em uma futura sequencia de experimentos onde sera empregado o uso de nitrogenio liquido.
fonte http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=152313
Junior

0 comentários: