quinta-feira, 26 de julho de 2007

Especial -> ASRock ConRoe865PE

A ASRock de novo nos impressiona ao trazer de volta do passado um chipset campeao,o 865PE que se mostrou muito versatil e inacreditavelmente suporta quase toda a linha de processadores desktop da Intel.

O Especial de hoje ficara marcado pelo encontro entre diversas geracoes,irei colocar frente a frente um dos mais poderosos processadores da atualidade com as famosas Winbond BH5 e tambem irei presentar os leitores com vgas que marcaram epoca como a Ti4400 e a 9800XT.

Isto apenas foi possivel gracas a ASRock que sempre inovou ao juntar em um unico pacote DDR/DDR2 e AGP/PCIEx,desta vez a sua nova mobo nao traz nenhuma mistura mirabolante ,apenas agp 8x e ddr com suporte ao quad core mas gracas aos quatro slots ddr foi possivel o dual channel e ainda por cima usar o OCZ DDRBooster,como os ajustes de overclock sao escassos e para o que tenho em mente precisaria de um reforco e o OCZ DDRBooster completa o pacote.

Outro problema seria o seu divisor e o unico que tenho a disposicao eh o 3:2 que em alguns casos seria um incomodo pois ele pode nao acompanhar adequadamente o meu FSB e como se trata de um chipset que dificilmente chega estavel ateh 320FSB o que ocasiobaria em mais ou menos 200mhz nas BH5 entao o estrago no desempenho final poderia ser grande, fui obrigado a usar duas bios hackeadas para que fosse possivel abrir as opcoes de 5:4 e 1:1 mas com algumas limitacoes,no modo 5:4 eu preciso bootar com 212FSB e no modo 1:1 eh bem mais severa e seria necessario bootar com 266mhz ,em ambos os casos serei obrigado a deixar o CAS em auto.
Depois de tudo pronto chegou a hora de mostrar algumas coisas bem interessantes e engracadas ja que nao se ve todo dia um conjunto Kentsfield ,Winbond BH5 e Ti4400,pela falta da linha de -5v na minha Giga-EZ 1000w nao consigo uma leitura de voltagem no visor do meu DDBooster entao para facilitar as coisas eu usei um pente de Corsair XMS Xpert que mostra dados como voltagem e temperatura,entao a sua participacao ficara limitada apenas na monitoracao inicial,o que foi muito importante para a sequencia dos testes.

Agora vamos aos testes praticos,com algumas screens do everest,reparem que com 306FSB @ 5:4 foi possivel atingir 7500Mbs de leitura ,um valor relativamente alto para este conjunto gerando um pi de 16.656segs .A latencia tambem foi extraordinaria ficando em 53.4ns ,olhando atentamente para estes dois primeiros testes nota-se que o conjunto realmente eh bem esperto e espero que se mostrem uteis nos proximos testes da Futuremark ,mas antes de partir para os aplicativos 3d eu irei conferir os numeros no bench do Winrar em que uma das exigencias eh uma boa largura de banda.

Novamente o conjunto nao fez feio e os numeros no Winrar apenas reforcam o que o Everest havia mostrado,bom na leitura = bom no winrar.

Agora que consegui atingir a estabilidade e sei ateh onde posso ir vamos ao que realmente interessa ,irei rodar agora um 3d01 com um antiga Geforce Ti4400,pois uma das coisas que me motivaram a pegar esta Asrock foi a chance unica de unir o passado com o presente.

Depois de algumas otimizacoes e logicamente uma acelerada na Geforce onde coloquei 312/690 que foi o limite sem nenhum mod simplesmente consegui o primeiro lugar na categoria Ti4400.

Pra dar continuidade aos testes eu irei agora usar uma outra vga que tambem marcou epoca,a lendaria 9800XT que dominou toda uma geracao.Nao eh o meu primeiro encontro com esta vermelha e sei muito bem das suas capacidades,tanto que quando troquei ela por uma X800Pro a diferenca de desempenho no Farcry (que era o jogo do momento) nao era la estas coisas,tambem ja conhecia suas fraquezas e apesar de ser soberana ela ja mostrava sinais de superaquecimento.

Chega de papo e vamos aos numeros, usei os melhores tweaks para ATI que conheco,fiz um pencil mod e melhorei a refrigeracao com um fan de 120mm jogando 100CFM em cima do cooler da 9800XT ,o que foi suficiente para um clock de 512/810mhz e resultou em um novo record mundial de 34012 na categoria 9800XT.

Foi muito engracado e prazeroso pegar este combo,gostei dos numeros e de quebra exercitei minhas habilidades com BH5 e antigos tweaks ,quem acompanha meus testes sabe que eu nao fico no feijao com arroz e do mesmo jeito que peguei uma super cpu e fiz o que mostrei hoje tambem faco o contrario e coloco um Celeron com um Crossfire de HD2900XT ou X1950XTX,eu gosto eh de variar hehehe.

Para finalizar mandei bem tambem no Pi1m e tambem em um suicide screen,nao deve restar mais duvidas ,tenho em maos um dos mais poderosos combos AGP/DDR/i865 e isto foi possivel gracas a ASRock.

Este eh o primeiro Especial de uma serie que irei colocar no ar ,espero que tenham gostado e continuem acompanhado pois certamente tenho muitas coisas interessantes para mostrar.





links


Junior

0 comentários: