quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Intel® Core™2 E7300 em teste.


(O pi32m foi feito com o Core2 E7300 + cooler do QX9650)

O novo processador da classe Wolfadale que atende pelo nome comercial de E7300 é basicamente um E7200 com um pouco mais de clock,já que ele trabalha com 10x266 contra 9,5x266 do seu antecessor,ambos compartilham das mesmas tecnologias e intruções e usam a mesma revisão de core ,a M0 então seria o famoso "mais do mesmo"?É o que eu tentarei mostrar abaixo...
Se comparado com os outros processadores da familia Core2 o desempenho bruto do Wolfdale E7300 pode não ser lá essas coisas pois ele tem a metade do cache e trabalha com menos clock que o E8200 que vem a ser o irmão mais fraco da familia de 6mb mas talvez o grande atrativo deste pequeno que graças ao já reconhecido poder de overclock do E7200 associado ao seu multiplicador elevado que é apenas compáravel ao do novissimo e carissimo E8600 pois ambos são os únicos da classe Wolfdale que utilizam o multiplicador 10x,na verdade as comparações entre o Wolfdale E8600 e o E7300 devem para por aqui pois ambos atendem mercados totalmente diferentes e além do mais o núcleo do E8600 recebe um tratamento diferente e mais refinado o que pode ser compravado pelos inúmeros testes extremos onde ele atinge frequentemente a marca dos 6GHz e ainda não se tem notícia de nenhum processador da familia E7X00 que chegasse a tanto ,mas será que o E7300 com seu multiplicador 10x teria essa capacidade?
Eu não acredito que vire rotina que esses pequenos caminhem pela mesma estrada 6GHz restrita aos grandes processadores mas também não posso dizer que é impossivel que algum E7X00 desgarrado chegue aos 6GHz e nos surpreenda.
Voltando um pouco ao mundinho mais real onde o air cooler prevalece a gente pode esperar muito mais facilidade em overclockar o E7300 pois com a ajuda de um multiplicador de 10x a tarefa de subir o clock se torna menos estressante ,principalmente para as pessoas que usam módulos de memória menos eficientes e placas com menos poder de fogo.
Se você pretende overclockar bem o E7300 é necessário um bom air cooler pois a partir de um certo ponto ele precisa de um pouco de vcore e tal qual eu citei acima ele não tem os mesmos privilégios que a Intel oferece a sua classe mais nobre que atinge 4Ghz com pouca e em alguns casos nenhuma alteração no vcore,essa novela eu já tinha vivido com o E7200 onde cheguei a testar 6 deles e nenhum se manteve 100% estável com 4GHz com menos de 1,4v mas quando eu resolvi aloprar nas voltagens todos eles responderam muito bem e chegaram facilmente até 4500MHz para benchs com air cooler,desta vez não foi diferente e o pelo menos o meu E7300 manteve as mesmas caracteristicas e praticamente atingiu as mesmas marcas o que prova que pelo menos este exemplar nada mais é do que um E7200 com um pouco mais de clock... mais do mesmo ^^.
Tenho algumas metas a serem atingidas ,tentarei quebrar o meu recorde pessoal na classe E7X00 que é de 5411MHz http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=368967 e consequentemente abaixar o meu tempo no pi1m que é de 10,75segs com 5Ghz e tenho até uma data para finalizar o meu trabalho,de hoje não passa ^^.

Junior & Yoko (JP-BR OCT)

0 comentários: