quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Especial de Final de Ano - Parte 1 ATI.

Este artigo já tem mais ou menos 6 meses mas é a primeira vez que eu tenho o privilégio de colocá-lo no meu blog e além do mais é sempre interessante relembrar coisas boas ,mas na verdade o inicio de tudo vai muito além do que estes seis meses que eu citei.
Há muito tempo que eu vinha mantendo contatos para recompor meu acervo de vgas e foi poracaso que eu encontrei um cururu com uma bela coleção de placas gráficas e ele estava disposto a desfazer de tudo mas eu teria que ficar com o lote inteiro ,que seria de uma X800XT Platinum,uma BBA 9800XT,uma BBA 9800Pro e uma Albatron 6600GT ,na verdade apenas a 9800XT e Pro me interessavem mas como não houve uma acordo acabei ficando com tudo pois o preço não era exorbitante e pela qualidade das peças eu posso dizer que fiz um belo negócio.
Na época da aquisição eu estava testando um SLI de 8600GTS mas resolvi interromper a bateria porque cruzar uma 9800XT com um QX6700 era infinitamente mais interessante e isto só seria possivel porque a Asrock colocou no mercado uma placa que suportava tanto o quad core como o AGP e DDR (BH5 ,Micron e TCCD),a AsRock Conroe865,a placa na verdade foi um sonho para mim,quando eu vi ela pensei comigo,vou poder juntar BH5 e QX6700,não tinha certeza se o OCZ DDR Booster iria funcionar e mesmo que funcionasse ainda dependeria da compatibilidade o i865 com a Sanmax e o maior desafio seria lidar com uma bios modada já que a bios original não oferece nenhum divisor atraente,enfim as dificuldades seriam enormes mas tinha plena confiança que apenas a minha experiência seria suficiente para ir derrubando cada barreira que fosse surgindo e olha que não fora poucas ,mas tive a felicidade de concluir com êxito cada etapa hehehe,bom vamos lá.
A 9800XT já era uma velha conhecida pois já tive o prazer de usar dois modelos,o mesmo BBA que acabei de comprar e uma Asus ,mas era em uma época em que a ATI impunha respeito e andava com suas próprias pernas(hoje ela é AMD).
Um dos testes que realizei foi com o Farcry ,quase todos devem saber que ele foi um divisor de águas entre duas gerações ,o passado com a 9800 e o futuro com a nova serie X800,qual vga antes de X800 ou 6800 não peidava no Farcry?
Na verdade este jogo nao foi feito para que as vgas do nível da 9800 pudessem abusar das resoluções e filtros e infelizmente naquela época a poderosa 9800 já tinha chegado no seu limite,só restava pular para a geração seguinte de vgas.... era a mais pura verdade ,só que hoje eu tenho como dar aquela força para a ex-campeã 9800XT e eu irei voltar no tempo em que elas reinavam absolutas ,só que ela não irá fazer esta viagem sozinha,o QX6700 Kentsfield acompanhará a ATI e ela voltará a triunfar mais uma vez.


Farcry low 1024x768 231FPS













Farcry high cat max 2x/8x 1280x1024 29FPS












Farcry high cat max 4x/16x 1280x1024 23FPS











Doom 3

1024x768 low

108FPS











1280x1024 medium
Cat max-> 4x/16x
69FPS








Lógico que atualmente suas limitações são gritantes mas como vocês podem notar ela ainda consegue oferecer um bom desempenho ,agora irei passar pelos testes sintéticos e de quebra detenho um record mundial no 3d01 com a impressionante marca de 34012 pontos .

3D01










3D03










3D05
4449 3dmarks
http://service.futuremark.com/compare?3dm05=3025183

3D06
1346 3dmarks
http://service.futuremark.com/compare?3dm06=1932134

2007 foi um ano muito proveitoso para mim ,tive a oportunidade de testar diversas plataformas e processadores,tinha como meta testar todos os processadores da primeira geração Core2 e consegui reunir o E6300,E6400,E6600 e finalmente o E6700,fiz diversos testes com os mais variados chipsets e vgas mas posso dizer que as vezes nem sempre o que é mais novo e moderno seria o mais interessante,este review que acabei de postar é uma prova do que eu estou dizendo,a AsRock Conroe865PE é uma placa simples ,barata e muito interessante pois possibilitou a união de várias gerações vencedoras.
ATI 9800XT
Sanmax BH5
Sansung TCCD
Intel 865
OCZ Booster
Kentsfield QX6700

Até hoje eu não encontrei uma placa tão engraçada como esta Asrock,mesmo sem nenhum ajuste de vcore ou chipset ela ainda pode ser considerada bem estável e boa de overclock ,por estas e outras ela vai direto para o meu acervo pois uma placa deste naipe merece lugar cativo do Museu do Criminal.

Junior

0 comentários: