terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Enfim DDR3.


A ansiedade era grande mas o preço final da brincadeira exigia um cuidado extremo para não deixar margens para erros ou decepções,pesquizei um bocado e tive ajuda dos grandes gurus do OC na hora de escolher o melhor combo ,na verdade eu deveria pegar a Blitz Extreme que tem uma altissima reputação no mundo overclocker mas a sua escassez crônica no Japão me fez pensar em alternativas ,logo vieram a mente outras três opções da Asus,a P5E3 DLX ,a P5E64 WS Pro e a P5E3 WS Pro ,todas as três também gozam de um alto grau de aprovação sendo apenas questão de gosto e como tenho um vinculo muito grande com a WS series(ja tive quatro delas) eu acabei escolhendo a P5E3 WS Pro que será uma candidata serissima para substituir a Black Pearl P5K Premium que uso no meu pc principal.
Bom faltava escolher os módulos DDR3 e todos foram unanimes em apontar a Cellshock como a melhor opção ,tanto em preço como em desempenho mas o problema consistia em arrumar tais módulos no Japão,conversei com meu fornecedor e ele não fazia idéia de onde poderiam ser encontradas ,restaria então pegar diretamente na Alemanha mas como as coisas tendem a ser um pouco demoradas e eu não tenho muita paciência pois estava decido a começar o quanto antes então juntando mais informações ,houve um relato de que a XMS3 que seria uma das candidatas não ter sido aprovado na P5E3 DLX por uma razão desconhecida então fiquei receoso quanto a sua compatibiolidade em relação as suas irmãs da classe Workstation,no final acabei descartando ela também e as opções que tinha em mãos seria a OCZ,a GSKill, a Patriot e a Team Group,como já tinha tido uma experiência muito boa com a Team DDr2 então resolvi pegar os módulos desta fabricante.
Tudo isto foi decidido na semana passada e a ordem foi expedida na Quinta-feira para que eu recebesse tudo na Sexta,depois passei alguns dias testando o novo equipamento e desta vez não fui procurando logo o limite ,resolvi ir devagar pois seria o primeiro contato com este tipo de memória e ainda desconhecia os paramêtros adequados,tive também muita ajuda externa e aos poucos os resultados foram fluindo,também chegou uma hora em que o dissipador original ficou pequeno demais pois as voltagens começavam a ficar perigosas ,como estava subindo acima de 2.3v que seria suficiente até para matar DDR2 então o que não dizer das DDR3 que trabalham com muito menos,então foi quando resolvi apelar para artilharia pesada ,o Thermalright HR-07 Duo Type L chegou para reforçar na refrigeração.
Depois de muitos testes eu consegui reunir resultados bem impressionantes e olha que ainda falta muito para chegar no limite mas o que tenho em mãos é uma pequena mostra de quanto o X38 (que equipa a P5E3 WS Pro) é forte e rapido,a sua controladora de memória é excelente mas segundo os gurus do overclock é acima de 1000MHz com CAS7 6-6 é que ela mostra sinais de instabilidade,bom eu já cheguei até 1000MHz com CAS7 7-6-15 2T e o melhor é que estava primado ,também consigo rodar alguns benchs com 1000MHz CAS7 6-6-13 1T ,ainda não fui acima disso pois preciso testar cada coisa de uma vez e porenquanto estou apenas testando a capacidade das memórias mas depois a P5E3 WS Pro precisa mostrar que é capaz de rodar acima de 500FSB pois só assim seria possivel atingir 1000MHz de clock nas DDR3 e partir para o desafio de tentar a estabilidade CAS7 6-6-X acima de 1000MHz.
todos os testes iniciais estão no XS em inglês


ou no ForumPCs em português


Junior

0 comentários: