segunda-feira, 10 de agosto de 2009

G.SKILL Perfect Storm @ 2400MHz - EVGA Classified

Para finalizar ,agora eu irei mostrar um pouco de overclock,aliás "pouco" não seria a palavra mais adequada e sim "muito",pois a G.SKILL overclocka demais e para evitar qualquer limitação que impedisse a G.SKILL de mostrar todo o seu poder(ou quase todo) foi necessário trocar de placa,sai a Biostar Tpower X58 e entra a EVGA Classified.
Mas vale lembrar que a partir de agora é como se eu estivesse jogando em outra liga totalmente diferente,quando eu usei a minha plataforma Biostar,ela estava quase no seu limite e já mostrava sinais claros de instabilidade,mas no caso da G.SKILL eu não fiz mais do que mostrá-la trabalhando praticamente em stock e a partir de agora outros ajustes totalmente diferentes precisam ser aplicados para que eu possa atingir o nível de overclock desejado e também é de suma importância o uso de refrigeração extrema.
As voltagens necessárias para atingir tais níveis de velocidade são tão prejudiciais para o Nehalem e ao mesmo tempo tornam o sistema tão instável que apenas trabalhando no subzero seria possível rodá-lo satisfatoriamente,então neste caso não posso abrir mão do gelo seco.
Outro detalhe muito importante que precisa ser exposto,o excesso de voltagem não é um problema apenas para o Nehalem mas também para os módulos equipados com Elpida Hyper e nem mesmo com o uso massivo de refrigeração tornaria o processo menos perigoso,elas são tão sensiveis e podem apresentar problemas até mesmo com pouco overvolt ,só que para liberar todo o seu poder eu preciso usar um generoso overvolt.
Mas eu não não posso facilitar,então irei utilizar o fan auxiliar da G.SKILL e como estarei usando gelo seco a temperatura em volta do soquete será bem menor que o usual e tenho certeza que este "frio" a mais seria sufuciente para blindar a G.SKILL contra os perigos a que ela estará sendo exposta.
Para a empreitada eu escolhi a EVGA Classified,pois ela é uma das melhores placas para este tipo de tarefa,muito estável sob extremas condições e conta ainda com generosos ajustes para overclock,mas existe um porém o setup da EVGA é bem complexo e eu a classificaria como sendo "nível avançado - expert".
Como esta placa não se trata de uma "plug and play" ,então mesmo para um inofencivo overclock é preciso saber exatamente o que o você está fazendo ou correrá o risco de nem sequer bootar e o que não dizer então de overclock extremo.
Eu particularmente não estou muito familiarizado com a Classified e foram necessários alguns minutos de testes para eu me "encontrar",mas uma vez dominada eu terei uma aliada poderosa,pois posso contar com a precisão dos seus ajustes,que é outro ponto forte da EVGA.
Bom ,chega de falar da EVGA pois ela é apenas a coadjuvante e vamos ao que realmente interessa,G.SKILL Perfect Storm - over para ninguém botar defeito ^^.

EVGA Classified test platform
RAM - G.SKILL Perfect Storm 2000CL8T
CPU - Core i7 920 D0
Cooling - F1-EE plus dry ice
VGA - Palit GTX250
HDD - Hitachi 40gb
OS - Windows XP Pro
PSU - Giga EZ 1000w


DDR3 2300MHz Cas9 9-9-31-1T (1.88vDIMM)

DDR3 2360MHz Cas9 9-9-31-1T (1.88vDIMM)

DDR3 2402MHz Cas9 9-9-31-1t (1.88vDIMM)


Palavras Finais.
Acho que eu não preciso acrescentar muita coisa,pois os números são mais do que claros e como era de se esperar a G.SKILL atingiu um altissimo nível de overclock,mesmo rodando sempre acima de 2300Mhz ela se manteve estável para algumas tarefas e o o maior clock possível em Tri channel foi de 2400MHz,em todos os testes foram usados Cas9 9-9-31 com 1.88vDIMM e em nenhum momento foi alterada a tensão,talvez com um pouco mais de paciência eu consiga resultados ainda melhores.
Lógico que nenhuma destas configurações se aplica ao dia a dia,aliás o seu clock original de 2000MHz é mais do que suficiente para deixar a galera mais do que feliz,mas como a série Perfect Storm é o carro chefe da G.SKILL e sendo assim ela tem que impressionar tanto pelo seu desempenho como pela sua qualidade.
Posso afirmar com toda convicção que ela é altamente recomendada para usuários avançados que gostam de passar horas tunando o pc ,pois pretendem tirar o máximo desempenho possível e também para os benchers profissionais,aqueles usuários dedicados a quebrar recordes.
Se futuro comprador não se encaixa em nenhuma destas duas classes então eu sugiro que ele de uma boa olhada nas outras opções da G.SKILL,como as da série Trident que também são rápidas, ótimas para overclock e com preços bem mais convidativos que a Perfect Storm,agora para os avançados e extremos eu indico a Perfect Storm ,mesmo sendo um pouquinho cara,vocês podem comprar de olhos fechados, pois tenho certeza absoluta que o investimento terá retorno.

Junior

0 comentários: