sábado, 7 de novembro de 2009

Biostar TP45 HP - uma placa para o Criminal

A placa que eu estou usando para a primeira etapa do Country Cup 2009 é a Biostar TP45 HP que não impressiona pelo visual e é considerada uma placa de segundo escalão dentro da hierarquia Biostar.

Também não é para menos pois ela é simplesmente ofuscada pela sua irmã ,a famosa e bem mais cara Biostar Tpower i45,mas apesar de tudo a Biostar TP45 HP não pode ser de maneira alguma substimada,muito pelo contrário ela é um lobo em pele de carneiro e os desavisados que se cuidem pois ela também tem overclock puro correndo em suas trilhas.
Algumas de suas habilidades foram mostradas anteriormente pelos Mojos.
Capacidade comprovada de rodar com muito mais do que 650MHz de FSB ou ainda atingir 6300MHz de clock que até hoje é um recorde de velocidade para este tipo de placa que é creditado aos Mojos.


Com toda essa bagagem eu não vejo problema algum em abrir mão de usar a Tpower i45 e partir para cima das terríveis Gigabyte série UD,que é considerada a placa perfeita para este tipo de configuração,pois graças as novas tecnologias empregadas ela consegue subir um quad como nenhuma outra placa.
O que pesa contra a Biostar TP45 HP é a sua idade,pois ela foi uma das pioneiras a usar o chipset i45 e desde então não sofreu nenhuma mudança no seu projeto original e ainda tem uma limitação bem crítica ,as memórias ...
A Gigabyte esbanja vigor e se dá ao luxo de estampar em letras garrafais o suporte DDR2 1366+,com diversas opções de divisores e straps,agora a Biostar TP45 HP nós podemos dizer que de certa forma tem problemas estruturais que impendem atingir tal clock com a mesma facilidade,outro revés seria em relação a capacidade de aceleração do fsb no quad core,se de um lado com um dual core ela detona do outro com o quad core ela encontra algumas dificuldades,mas nada que uma boa dose de tweak não resolva e pricipalmente acertar a mão na hora de escolher o divisor da memória,pois é necessário penalizar severamente o bandwidth para ganhar em clock e consequentemente em força bruta.
Foi por estes motivos citados acima que eu decidi optar pela Biostar TP45 HP,eu gosto de lapidar esse tipo de diamante e mostrar que a sequência de vitórias da linha UD da Gigabyte pode ser quebrada ou pelo menos abalada por uma placa anciã ;)

Junior

0 comentários: