segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

LHe (liquid helium ) no QG dos Mojos?

Depois do surgimento do Phenom 2 alguns limites tiveram uma mudança radical,pois antes dele a AMD dificilmente conseguia atingir 4GHz de frequência e para chegar até tal clock era necessário soluções extremas como o dry ice ou até mesmo LN2,só que nesta época qualquer AMD tinha pouca tolerância a baixa temperatura.
Mas isso mudou assim que foi anunciado o primeiro teste extremo com Phenom 2 ,nesta apresentação foi mostrado um Phenom2 955 BE @ 6GHz refrigerado com LN2 e totalmente livre de cold bug ,poucos acreditaram que fosse possível ,pois estes números eram surpreendentes demais para um AMD.
Depois de passada a desconfiança muitos recordes foram quebrados graças ao uso massiço de LN2,que antes era apenas de uso exclusivo dos usuários Intel,mas como o mundo dá voltas,então hoje os usuários AMD além de usarem LN2 também começam a procurar soluções mais extremas ainda,como o LHe(liquid helium).
O único problema do LHe é o seu preço,que é extremamente caro(mais de 20 dólares por litro) e para piorar ele evapora muito rapidamente,apenas para efeito de comparação,para uma sessão ininterrupta de mais ou menos uma hora seriam necessários cerca de 150 litros de LHe ou algo em torno de 3000 dólares,agora o LN2 custa cerca de 4 dólares cada litro e bastariam 10 litros para mais de duas horas de testes com um Core i7.
Depois ainda é preciso acrescentar o valor do aluguel do tanque ,da bomba e finalmente o custo do transporte,por este motivo o LHe é usado apenas em grandes eventos,que são patrocinados por grandes fabricantes de hardware.
Nós da Mojo Family estamos estudando a viabilidade de alugar um tanque de LHe para a realização de um evento de overclock e já começamos os contatos com os fornecedores na região de Hiroshima e também com os patrocinadores em potêncial.


Nós já sabemos tudo o que será necessário para o primeiro teste com LHe e inclusive o tempo que levará para ele chegar até aqui,pois é necessário comprá-lo em outra região ,agora falta apenas o orçamento final ,que deverá estar em nossas mãos dentro de alguns dias e depois iremos tentar viabilizar o projeto LHe.

Mojos

0 comentários: