domingo, 6 de dezembro de 2009

Preshott

No ano de 2004 a Intel introduzia no mercado o seu primeiro Pentium 4 de 90nm,mais conhecido como Prescott e ele viria para substituir o Northwood que apesar de ser um ótimo processador já não era mais capaz de fazer frente a nova ameaça da AMD ,o Athlon 64.
A grande novidade da época foi a passagem de 130nm para 90nm e com a diminuição do die foi possível dobrar o cache L2 ,que passaria de 512kb para 1024kb,mas o que os consumidores não previam era que mesmo aumentando o cache o primeiro Prescott era mais lento que o Northwood,simplesmente porque a Intel construiu o Prescott com o intuíto de dobrar a sua velocidade de operação,então ela optou por usar um pipeline mais longo com 31 estágios contra os 20 estágios do Northwood.
Ela esperava que uma altissima velocidade de operação compensasse a perda de desempenho ocasionada pelo enorme pipeline,só que não foi isso o que aconteceu,pelo menos não no início,pois ao passar para os 90nm a Intel teve sérios problemas de dissipação ,o Prescott era uma verdadeira fornalha e mesmo em stock ele chegava a travar de tão quente,o seu cooler não aguentava e a galera não perdoou o coitado e começaram a chamar o novo Pentium 4 de Preshott.
Apesar dos pesares eu mesmo tive diversos Prescotts pois sempre fui fã do Netburst e pelo menosno meu caso eu tirei algum proveito da situação,comecei a estudar mais a fundo refrigeração e hoje muito do que eu sei foi graças aos apuros passados com o Preshott,naquela época não existia essa enorme variedade de dissepadores e watercooler ainda era equipamento de luxo,eram tempos de Thermalright SP94 que foi por muito tempo motivo de cobiça ,juntamente com o Tornado de 92mm,pois fans de 120mm era apenas para gabinete hehehe,bom passados quase 6 anos sabe quem eu trouxe de volta para o QG dos Mojos?
O Prescott :D

O bom filho retorna a casa e ele é muito bem vindo e espero passar pelas mesmas dores de cabeça de seis anos atrás,antes que vocês se perguntem se sou doido o que eu adianto que não é doidera e muito menos masoquismo ,a palavra correta seria nostalgia.

Mojos

0 comentários: