terça-feira, 29 de dezembro de 2009

LHe(liquid helium) armazenamento e manuseio.

Ontem nós recebemos um telefonema do nosso novo fornecedor de LN2,pois ele queria que fossemos até o seu escritório para nos explicar todo o procedimento sobre o armazenamento,transporte e manuseio do LHe.
Como o LHe não é um produto que se vende em qualquer lugar e o seu uso se resume aos experimentos de alguns laboratórios e universidades,com o uso de equipamentos próprios para extração do LHe,que não teriam utilidade nenhuma para nós,pois no nosso caso seria necessário um outro tipo de válvula de "escape",que logicamente eles precisariam fabricar,o que no caso é caríssimo mas eles iriam arcar com essa despesa adcional,só que mesmo assim eles não deram garantias de que o LHe fosse extraído em sua forma líquida,pois o LHe evapora muito rapidamente e eles estão temerosos de que muitos litros de LHe se avaporem até que o desejado líquido fosse extraído.
Mas os primeiros testes inclusive seriam feitos por eles mesmos e só a partir disso é que nós iríamos tentar viabilizar o projeto,pois tudo tem que ser feito da maneira mais perfeita possível ,pois cada litro de LHe custa 2550yenes ou 27.70 dólares e isso sem contar os 5% de imposto e segundo as informações que temos em mãos ,seriam necessários 100 litros para uma hora de testes.


Depois ainda faltava decidir sobre o tamanho do tanque para armazenar o LHe,se ele for muito pequeno pode faltar LHe,agora se ele for muito grande o problema seria o transporte e o local para guardá-lo,então chegamos a um consenso de que um tanque de 100 litros seria o mais adequado para nós.
Precisaríamos confirmar o tamanho do tanque pois o comprimento da mangueira precisa se ajustar perfeitamente ao tamanho do tanque.

O preço assusta qualquer um e além disso serão necessários vários dias de preparação e por estes motivos nós precisamos antecipadamente estudar todas as possibilidades pois não podemos errar.

Mojos

0 comentários: