quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cold Boot at zero = bye bye LN2?

Galera é o seguinte,a Tpower X58A é uma das placas mais impressionates que eu já testei,extremamente rápida e com ajustes pra lá de generosos e mais uma ótima notícia ,não é preciso fazer o OCP mod ;)
Podemos deitar e rolar com as voltagens que não teremos problemas em relação ao processador e a mobo,mas ...como nem tudo é um mar de rosas...eu irei relatar um problemão que afeta apenas quem usa gelo seco,LN2 e afins,o famigerado cold boot,apenas para exemplificar o que significa cold boot-> ao atingir uma certa temperatura (negativa no nosso caso) o sensor envia uma lietura totalmente errada e a placa por motivos de segurança não liga.
Este problema esta relacionado apenas ao Gulftown,pois o mesmo não foi detectado com nenhum Bloomfield.
O cold boot é um enorme revés para nós que pretendemos voar com a Tpower X58,mas cold boot @ zero não quer dizer que a cpu não trabalhe com temperaturas negativas,a placa apenas não inicia se estiver no sub zero,mas uma vez ligada nada nos impede de gelar o processaodr até "trincá-lo".
O único porém é sincronizar todo o processo,pois antes de ligar ,o processador precisa estar com temperatura positiva e uma vez ligado nós teremos apenas 1 ou 2 segundos para resfriá-lo,pois poderíamos danificar seriamente a cpu.
Todo este processo é muito complexo,pois é preciso "dosar" muito bem o clock base com o multiplicador para que mais tarde (via setfsb)seja possível atingir o maior clock possível.
Como ainda não existe nenhum suporte via software que altere as voltagem em tempo real ,então também é necessário setar tudo manualmente via setup e depois do "save & exit" não haverá mais volta pois em caso de reinicialização o pc não ligará por causa do cold boot,ou seja é uma corrida de uma única volta,do tipo ou vai ou racha.
A Biostar esta trabalhando para solucionar este problema ,mas a ansiedade fala mais alto e nós iremos mostrar que nem o famigerado WALL irá impedir o sucesso da Tpower X58A e muito menos o nosso objetivo,pois se existe uma pequena possibilidade de brigar pelo topo então nós iremos brigar pelo topo,afinal de contas nós somos os Mojos.
Finalizando,nós iremos dispensar qualquer tipo de cuidado extra como isolação e nem iremos fixar o conteiner na placa ,pois como citamos acima ,será uma corrida de uma única volta,muito rápida ,suicida e que não segue nenhuma regra estabelecida.

Mojos

0 comentários: