sexta-feira, 16 de maio de 2008

Gigabyte DES - Dynamic Energy Saver.

Conceito básico do Gigabyte Dynamic Energy SaverDynamic Energy Saver (DES).
Uma tecnologia desenvolvida pela Intersil em conjunto com a Gigabyte capaz de otimizar a utilização de eletricidade pelo processador, permitindo reduzir em até 70% o nível de consumo de energia, sem prejudicar o desempenho do computador.Para isso, o DES libera energia de acordo com a demanda, isto é, faz com que o equipamento consuma somente o necessário, evitando desperdício.Os benefícios de tal funcionalidade são notórios: além de fazer com que o usuário diminua gastos com energia elétrica, também beneficia o meio-ambiente por permitir o consumo mais inteligente de eletricidade.A proposta da tecnologia DES é executar tal tarefa de maneira ainda mais eficiente. Para tornar isso possível, placas-mãe com DES podem trabalhar com vários níveis de tensão. A placa-mãe GA-X48-DQ6, por exemplo, trabalha com 12 níveis. Quando o computador exige mais recursos para uma determinada tarefa, níveis de tensão maiores são utilizados. À medida em que a máquina vai exigindo menos recursos, níveis de tensão menores vão sendo utilizados. No geral, a tecnologia pode fazer o computador utilizar 4, 6, 8, 10 ou 12 níveis, de acordo com a necessidade.(infowester)Atualmente eu tenho notado um certo avanço nas tecnologias que envolvem soluções limpas ,econômicas e ecológicas,os produtos recicláveis e os que de uma forma ou de outra economizam energia há muito deixaram de ser um luxo para se tornarem uma necessidade,tanto que as fabricantes estão puxando para si a responsabilidade de economizar o máximo possivel e agredir o minimo possivel o meio ambiente,cada uma faz o que pode e a Gigabyte anuncia mais uma arma na luta contra a degradação do meio ambiente,o Gigabyte Dynamic Energy Saver.Eu irei testar na prática essa nova tecnologia e dentro das minhas limitações (não tenho como medir o consumo total da minha máquina)tentarei mostrar tudo o que ela pode oferecer com testes práticos e lógico com overclock pois apesar de não ser possivel fazer nenhuma alteração no fsb existe uma brecha que eu irei explorar e compartilhar com todos os amigos e leitores.

Painel de controle e as suas funções.

















Como extamente ele funciona?
Uma vez instalado no sistema o DES começará a adiministrar toda a energia utilizada pelo processador e disponibilizará em tempo real apenas o suficiente para que ele atenda a demanda e segundo os engenheiros da Gigabyte esta tecnologia não afetará no desempenho ou na estabilidade,seguem abaixo algumas screens com a inferface do DES com o sistema em idle e depois com o sistema em full load,nelas podemos ter uma idéia mais clara do seu funcionamento.











Quando o sistema se encontra em idle é possivel notar que para manter o sistema ligado serão necessárias apenas 4 fases e as outras 8 que estão em repouso só serão requisitadas quando houver necessidade e isto ocorreu assim que o computador começou a ser primado e onde todos os 4 cores do QX9770 estavam em plena atividade ,podemos notar ainda que o consumo do processador está totalmente fora da realidade ,provavelmente será necessário uma atualização do utilitário mas tenho certeza que o Gigabyte DES está ativo apenas não posso confirmar se ele está sendo 100% eficiente,no pcb da Gigabyte existem leds que medem a atividade de cada faze da X48-DQ6 e esses LEDs indicam o nível de fases atual, permitindo ao observador saber naquele momento como está o consumo de energia.


Existem ainda três níveis de economia ,o level1 normal power saving ,o level2 advanced power saving e o level3 extreme power saving,apesar de totalmente descalibrado eu notei que ao ser acionado o nível3(extreme) o painel do DES acusou um consumo menor no processador do que nos outros dois níveis.















O conceito básico do DES é a economia de energia ,será que ele também contribui? como cada tarefa exige um pouco de processamento e que por menor que seja sempre haverá um consumo elétrico,vamos ver abaixo qual é o consumo total do DES.













Não poderia ser diferente e o consumo ficou em zero hehehehe,também podemos vizualizar tudo o que já foi economizado.



C1E e Speedstep.
Com essas duas funções desabilitadas o QX9770 não reduzirá o seu clock e nem seu vcore para economizar energia mas DES continua trabalhando e mesmo com a cpu gastando mais não existe a necessidade de manter as 12 fases ativas que só voltaram a ativa assim que forem solicitadas.














Overclock.
Se houver alguma alteração no FSB não será possivel utilizar o DES pois ele foi concebido para atender as exigências originais de cada processador e neste caso ele pedirá que caso você desejar habilitá-lo então terá que voltar a frequencia original,abaixo segue uma tela com o sistema @ 420x8 (boot direto) onde ele pergunta se é de interesse ou não usar o DES.



Então não existe meios para subir a frequência ?
Opa,aqui é minha praia e eu já achei pelo menos dois meios de burlar o DES,em um dos casos eu apenas alterei o multiplicador do QX9770 e em vez de 8x(3.2GHz) eu coloquei 9x (3.6GHz).












Isso foi possivel porque qualquer processador Extreme tem os seus multiplicadores destravados(tanto para cima como para baixo) mas como essa é uma caracteristica exclusiva do Extreme então como ficam os que não o possuem?
Então neste caso usem o clockgen :)














Junior

0 comentários: