quinta-feira, 1 de maio de 2008

Intel QX9770 em mãos.

Na verdade que estavámos muito anciosos para colocar as mãos no processador mais poderoso para desktop só que ao mesmo tempo tinhamos um pouco de receio pois o investimento seria muito alto e estava um pouco fora do nosso alcance,mas houveram algumas reviravoltas e graças a nossa união foi possivel adquirir o QX9770,mas não é apenas o fator monetário que deve ser levado em conta ,a nova cpu usa uma nova revisão que é a C1 ,até ae nenhum problema pois na maioria dos casos apenas um pequeno up de bios seria o suficiente,mas o problema é que agora ela trabalha com 1600FSB o que seria um empecilho para muitas placas ,inclusive para a minha Commando que sob nenhuma condição aceita este tipo de processador e não adianta abaixar o FSB para 333.
Apenas a cpu já seria um investimento altissimo ,só que para satisfazer plenamente suas exigências seria necessário também um novo conjunto,talvez uma placa com o X48 e DDR3 só que atualmente eu estou deixando um pouco de lado os testes com placas mãe e gráficas então os testes seguem com a minha Blitz Formula ,que apesar de não ser 1600FSB nativa também não deixa de ser uma belissima placa e para esta primeira etapa será mais do que suficiente.
Eu usei o Futuremark Vantage para servir de base para comparação entre o E7200 e o QX9770,sei perfeitamente que eles não são nem de longe concorrentes mas será apenas uma maneira de enxergar as coisas pois além da diferença gritante de preço ,há também a diferença no clock(pois ambos rodaram com o clock original) e para agravar um é dual core e o outro quad e como o novo bench da Futuremark faz uso massivo dos cores o abismo entre eles tende a ser muito grande, no que diz respeito aos testes 3d onde a gpu fala mais forte a diferença entre um e outro foi muito pequena mas não tirem conclusões precipitadas pois apesar da diferença de clock e cores temos que levar em consideração que neste tipo de bench uma 8800GTX com os clocks originais é um gargalo para um QX9770,mas quando foram executados apenas os testes de cpu(A.I.) e os de física podemos ver que o Extreme QX9770 simplesmente esmagou e com folgas o pequeno E7200.
Logo disponibilizarei mas testes práticos e ainda tenho em mãos uma placa Ageia para ajudar na física e eu não posso deixar de fazer uma das coisas que me dá mais prazer,benchs pesados com muito gelo seco e LN2 hehehe.
link para os resultados do QX9770 e do E7200
http://service.futuremark.com/compare?3dmv=38604
http://service.futuremark.com/compare?3dmv=54699

Junior & Yoko

0 comentários: