domingo, 11 de maio de 2008

MSI X48 Platinum X48 ,fotos ,alguns relatos e mais nada :(.

O final de semana prometia grandes emoções pois na última Sexta-feira havia recebido uma bela MSI X48 Platinum , estava muito ancioso para dar início aos testes pois seria a minha primeira vez que teriaq o prazer de usar uma MSI,a placa em si é um show a parte ,muito bem construída e muito bonita por sinal,aparentemente o seu sistema de refrigeração é muito eficiente e todos os dissipadores são interligados por heatpipes e o seu design inovador impede que o calor se concentre em apenas um único lugar.A MSI colocou o que há de melhor na sua melhor plataforma Intel ,como a tecnologia exclusiva Dual CoreCell,PWM com dois canais,2 slots PCI x16 2.0 e mais dois PCI x4 1.0a,audio de 8 canais,2 x gigabit Lan,um visor digital que caso ocorra um problema ele indicará a causa,botao Power e reset , na parte traseira ainda há um botão para CMOS,suporte nativo ao FSB400 e DDR3 @ 1600,no papel é uma senhora placa para overclocker nenhum botar defeito e eu que estava acostumado com a qualidade Asus e Gigabyte fiquei bem impressionado com o que vi,bom vamos aos testes ou melhor o relato do que ocorreu...na verdade foi um pesadelo hehehe.
Nas primeiras tentativas eu não conseguia iniciar a máquina e o visor apontava para DDR3 ,como estava usando o QX9770 com FSB400 eu logo imaginei que ela estava tentando usar 1:2 e se fosse vero então neste caso as DDR3 deveriam estar com 1600MHz,mas até ae nada de anormal pois a minha Team Group trabalha perfeitamente com 1600 mas o problema poderia ser a mobo que não estava consguindo suprir a demanda,tentei trocar de cpu na esperança de automaticamente diminuir o clock da RAM e passei para o Quad Xeon X3350 e nada de boot,pensei até em atualizar a bios mas vi que estava com a última versão (2.02 eu acho) depois fui trocando para o Xeon 3110 ,E7200 e finalmente o E6600 ,tudo na esperança de que com fsb menor(400->333->266) os problemas referentes as DDR3 desaparecessem,vi que não estava surtindo efeito e voltei para o QX9770 e finalmente(não sei como) a máquina reagiu ,o bom senso manda sempre a gente usar tudo em default mas como tenho o mau costume de ir pulando etapas fui logo socando 450 e tentei bootar ,conseguia o post mas nunca entrava no Windows,fui reduzindo até chegar aos 400 originais e nada de Windows,pensei comigo "caramba o que esta acontecendo...",acho que o problema agora deve ser referente ao QX9770 e fui para o Xeon X3550 e nem em stock eu conseguia carregar o OS,depois de várias tentativas e ajustes eu consegui finalmente acertar a mão e a máquina respondeu perfeitamente e o máximo que consegui com boot direto foi 465FSB para o QX9770,mas havia um problema , cada reboot era um tromento pois a MSI insistia em automaticamente dar um CMOS ou ficava resetando várias vezes antes de iniciar o post,certamente o problema maior seria em relação aos divisores/strap/fsb ,todas as placas baseadas em DDR3 que estão no mercado de uma forma ou de outra não estão 100% maduras e é necessário achar no braço a estabilidade e desta vez não seria diferente só que eu não contava com a instabilidade brutal da MSI,depois de muita dor de cabeça para tentar domar a X48 Platinum eu achava que seria hora de ir pegando mais pesado e comecei a trabalhar nos clocks e depois seria a hora dos divisores,ela respondeu bem quando apenas ia subindo o multiplicador e até que era relativamente fácil bootar com 11 x 400 ,mas também precisa verificar o seu potêncial em relação as RAMs e foi ae que quebrei a cara,quando tentei usar o divisor 1:2 a máquina não deu mais sinal de vida,tentei de tudo mas o visor acusava sempre DDR3 ,troquei de slots ,usei single channel ,troquei de RAM e nada de post,vi que de alguma forma a bios havia sido corrompida e os testes foram abortados.Olha quando o negócio não começa bem é bom então ficar com o pé atrás,na verdade e por mais que eu insistisse eu nunca tive o controle total da MSI X48 Platinum,a sua bios tem ajustes muito agressivos (vcore @ 2.1Xv,RAM @ 2.75v e outros ajustes muito interessantes para fsb e chipset) só que ainda peca pela imaturidade ,não estou isento de culpa pois tentei extrair muita coisa dela mas houveram casos que mesmo em stock ela não bootava o que é um indício muito forte de problema sérios com a Bios,após constatar que não havia mais jeito eu com a maior naturalidade voltei ao meu fornecedor para devolver a MSI e relatar o ocorrido,ele entrou em contato com o suporte técnico da MSI para iniciar o RMA que neste caso seria imediato ,enquanto ele falava ao telefone eu pensava comigo ,"irão me devolver uma outra MSI X48 Platinum só que eu terei que esperar por uma bios mais madura,que pode levar dias ,semanas ou até meses...bom eu não quero esperar tanto e eu irei recusar pois os problemas não se resumem apenas ao overclock mas em stock também" e foi o que eu fiz. Na verdade eu voltei de mãos vazias e ainda deixei com o meu fornecedor o valor que havia pago na MSI e irei esperar por alguma coisa mais interessante e ae MSI nuca mais?
Não é bem assim pois apesar do projeto imaturo ela é uma marca de muita qualidade e trata os seus clientes com muito respeito ,restaram apenas as fotos e quem sabe em um futuro muito próximo eu não volte a usar alguma placa da MSI :).



Junior & Yoko.

0 comentários: