terça-feira, 13 de maio de 2008

Yoko testa a Gigabyte X48.

Desta vez foi ela quem escolheu a mobo a ser testada,eu apenas dei o aval pois também não iria deixar ela optar por uma fabricante qualquer assim como também fiquei apenas "espiando" ela montar todo o equipamento e para o primeiro encontro dela com a X48-DQ6 tivemos a felicidade de receber de volta uma nova MSI HD3870X2 já que a primeira apresentou problemas e tivemos que fazer o RMA.
Para facilitar eu achei melhor ela usar o Thermalright IFX-14 pois apesar de ser gigante ele é bem mais fácil de se montar do que o seu irmão Thermalright Ultra120 Extreme e caso seje necessário uma troca de cpu então ela o faria sem ter que remover a mobo da bancada,mas na verdade foi usado um dissipador deste porte porque ela tem o mau costume de pegar pesado logo de cara e não fui eu quem influênciou ela deste jeito,quando eu a conheci já tinha notado essa "virtude" nela hehehe.
Olha como essa garota é esperta,eu já sabia que teria que retirar o coolcrazzy (backplate em cobre) da X48-DQ6 para que pudesse usar o backplate original da Thermalright mas não comentei nada disso com ela,na hora da montagem ela apenas olhou as peças e perguntou se não haveria nenhum problema em removar o coolcrazzy pois não haveria forma de usar o IFX-14 sem retirá-lo ou em útlimo caso que fosse usado outro tipo de cooler,ela tinha me pegado de novo pois ela se ligou na hora que eu tava de sacanagem hehehe.....não tendo outra alternativa eu disse que poderia retirar o coolcrazzy e depois me desculpei e apenas pedi que ela revirasse a caixa da Gigabyte e procurasse pelos parafusos para serem recolocados no lugar dos originais.
Feito o trabalho ela usou a partição com o Vista e dei apenas umas dicas de como overclockar os dois cores da HD3870X2 e disse que o limite para o cooler original ficaria pouco acima de 880MHz,sei que ele aguenta um pouco mais de 900MHz mas não disse nada a ela pois queria ver se ela chegaria a tanto,como estava um bocado quente (27c) e ela não alterou a velocidade da fan mas mesmo assim ela conseguiu 890MHz no core , além da velocidade atingida o que me deixou impressionado foi que ao tentar 900MHz ela ter notado alguns artefatos e abortado os testes,fiquei mais de cara ainda quando ela conseguiu establizar o QX9770 com mais de 4300MHz hehehe,ela realmente tem o dom :) ,depois de alguns ajustes e testes a Yoko quase chegou nos 9K no Vantage e para finalizar ela também rodou um Pi32m sem nenhum tweak com 4350MHz ,um clock alto mas nada tão agressivo mas ela não teve problemas nenhum em estabilzar com quase 460FSB,pode se dizer que os méritos tem que serem divididos entre ela e a Gigabyte pois não foi preciso usar nenhuma voltagem extrema para estabilizar com tanto :) e com os mesmos ajustes ela também conseguiu 475FSB.
http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=360648

Bom ,posso dizer que ela tem se dedicado demais e os resultados estão cada vez melhores, é verdade que eu tenho ajudado um pouco e tenho apenas consentindo que ela use máquinas " relativamente fáceis" para overclock mas a sua vontade em aprender é tanta que ela fica fazendo mil perguntas e pedindo sempre mais ,prova disso foi quando ela me perguntou se a gente não iria socar LN2 na Gigabyte....espantado eu apenas disse que sim ,a hora que ela quizesse...... mas eu particularmente acharia melhor ela testar primeiro um dual core...clock final ...limite no FSB...mas a mobo é dela então ela é quem resolve...


Junior & Yoko

0 comentários: