sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Qualidade Gigabyte inquestionável? bem vindo a realidade.



Sou um defensor feroz da marca Asus mas não estou aqui para perder o meu tempo nem o de vocês tentando explicar o porque da minha escolha e muito menos estou estou tentando crucificar sua maior rival ,a Gigabyte pelo ocorrido ,mas a verdade deve ser passada adiante e um pouco da reputação que a Gigabyte merecidamente cultivou durante anos está sendo questionada e logo com a sua mais nova e moderna linha de placas mãe,a nova série Ultra Durable3 com um modelo em específico,a EP45-UD3P.
O ponto que estou levantando é sobre a sua qualidade até agora inquestionável,por anos a fio a Gigabyte tem se consolidado como sendo uma das melhores e mais confiáveis fabricantes no mercado e a aura que envolve a marca pode ser comparado como um escudo instransponível e imune aos ataques dos adversários e não é para menos pois a marca é indiscutivelmente a que mais investe em qualidade e foi a pioneira em diversas tecnologias que fortalecem a segurança,gosto sempre de citar que ela foi a primeira a disponibilizar dois chips de bios ,um master e outro de backup caso a primeira se corrompa,os capacitores são escolhidos dentre os melhores e agora ela está se especializando em refrigeração.
Poucos desconhecem a fama da DQ-6 ,que na sua primeira versão foi concebida para brigar de igual para igual com a linha P5B DLX da Asus ,com atenção especial na qualidade dos componentes e também por seu primoroso sistema de radiadores que sempre foram bem mais eficientes que o da Asus ,só que a Gigabyte estendeu a qualidade por toda a sua linha de entrada e fez da DS3 uma das placas mais confiáveis e queridas do mercado.
O sucesso e o conceito foram subindo vertiginosamente e hoje a marca é referência de qualidade e desempenho pois seus produtos se equiparam aos melhores do mercado e graças a este conjunto de fatores ela esta cada vez mais enraizada nos corações dos usuários normais e overclockers extremos.
Mas....como nem tudo é perfeito parece que a Gigabyte esta com problemas na sua série mais nova e logo onde ela se consagrou,a qualidade.
Vamos aos fatos.
Eu perdi uma EP45-UD3P em menos de 6 horas,vindo de mim não seria nenhuma fatalidade mas o que ocorreu foi que depois de testar exaustivamente a estabilidade do fsb eu passei para os testes de clock e foi ai que a placa morreu,previamente eu tinha ajustado com muito cuidado e todas as configurações de voltagem estavam em níveis seguros e a refrigeração também tinha sido reforçada ,estava prontinho para rodar o prime95 e esperava que o ciclo se completasse com 4500MHz(10x450) com 1,35v(1,32v real) mas o teste em si não passou de 5 minutos ,o sistema teve um repentino crash seguido de reboot e não foi apenas um indicio de instabilidade pois o cheiro de queimado que vinha da bancada indicava que algo gravissimo tinha ocorrido.
Um dos mosfets que se situam no lado do pcb tinha derretido e as marcas da altissima temperatura a que foi submetido ficaram expostas em toda a sua região,pela foto podemos notar que a solda derreteu (350c+) o que causou a união dos pinos e consequentemente a morte do processador,pelos detalhes podemos notar que não houve falha na construção deste exemplar,talvez um chip defeituoso ou solda mal feita.

Sim,eu também perdi o meu melhor E8600,que foi escolhido a dedo por mim e eu depositava todas as minhas fichas para tentar quebrar o recorde mundial em aceleração,ele tinha capacidade para 680fsb+ e não mostrou nenhum sinal de coldbug o que são ingredientes mais do que suficientes para a quebra do recorde mundial,essa perda foi sentida muito mais do que a placa pois não esperava usar ela para tentar o recorde mundial e sim uma outra placa escolhida a dedo ,a Asus Rampage Extreme e estava apenas esperando a chegada de um pot para o chipset.
Bom ,para agravar este fato não é isolado e nestes dois últimos dias 3 E8600 faleceram e a Gigabyte EP45-UD3P teve relação direta nos acontecimentos,o caso mais estarrecedor foi o do meu grande amigo Dinos22 (TeamAU) ele apenas iria iniciar os testes e a Gigabyte ficou num loop interminável de resets e mais tarde ele constatou que a cpu(igualmente rara) tinha falecido.
Somos overclockers extremos que para buscar o limite não medimos consequências e sendo assim quando ocorre uma fatalidade dessas somos também altamente suspeitos mas também somos humanos e também temos nosso lado moderado e o problema com nossas Gigabytes se manifestaram logo quando estávamos sendo apenas usuários moderados.
A perda do Dinos22 foi tão grande quanto a minha e o seu precioso E8600 agora virou pó,nós temos o direito de reinvidicar juntamente com a Intel outros processadores e logicamente o ressarcimento por parte da Gigabyte (que atualmente é irrelevante),mas dificilmente conseguiremos outros processadores iguais aos que foram devorados pela Gigabyte e espero que isto sirva para alertar que nem tudo é perfeito e qualidade inabalada da Gigabyte sofre um duro revés.
Pessoal eu sempre tive o prazer de testar tudo o que é novidade e sempre fui imparcial quanto aos relatos e mesmo nunca escondendo o meu lado Asus eu sei muito bem quando o produto concorrente merece atenção e mesmo depois do ocorrido a Gigabyte continua me surpreendendo ,desta vez foram pouquissimas horas de diversão mas eu gostei demais da experiência e para provar que não ficaram sequelas eu já corri atrás de outra Gigabyte e também darei sequência com outro E8600(não tão bom quanto o primeiro) e desta vez espero melhor sorte ^^.


Junior

0 comentários: