sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A volta por cima.



Depois da morte de uma Gigabyte EP45-UD3P e da irreparável perda do meu melhor E8600 eu deveria dar um tempo com a Gigabyte ,mas não foi o que eu fiz e acabei arrumando outra EP45-UD3P para dar continuidade nos testes que não foi possivel realizar com a outra que morreu,estou me referindo aos testes extremos com LN2 e agora eu irei mostrar que não restou nenhuma sequela da experiência negativa que a primeira Gigabyte me ofereceu.







Ao todo foram quase 1 hora e meia de ajustes e testes para finalizar a bateria que mostrei acima ,o Pi foi um dos que mais exigiu concentração , a cpu não estabilizava de jeito nenhum e para piorar a situação foi preciso bem mais vcore do usualmente estou acostumado a injetar para atingir o clock de 5900MHz,eu esperava que fosse possivel rodar com pelo menos 6GHz mas todas as tentativas foram em vão mas dos males o menor e os 7,750segs que eu consegui é um senhor resultado e se eu conseguir pegar uma outra cpu com mais poder de overclock terei condições para voltar a brigar pelo topo e quem sabe se não começo a rodar abaixo dos 7segs ^^.
Para atingir o clock máximo não encontrei muitas dificuldades pois logo na primeira tentativa foi possivel rodar acima de 6GHz e como senti que a cpu não iria mais longe então dei por finalizada esta parte e resolvi tentar o máximo fsb possivel e novamente a placa voltou a mostrar algumas limitações e não conseguia rodar acima de 640FSB então eu precisei usar algumas técnicas especiais para poder atingir 665FSB ,talvez a cpu ainda tenha mais gás para o fsb mas com certeza irei precisar de um novo tipo de refrigeração para o chipset,isto fica para uma outra oportunidade ^^.


MB- Gigabyte EP45-UD3P - F4-4
CPU- E8600
POT- Chilly1 LN2 conteiner
RAM- Team Group 1066
VGA- Force3d HD4670
PSU- Giga-EZ 1000w
HD- Hitachi 40gb 7200
SO- Win XP Pro SP2
Room temp- 25c


robust graphics booster - auto
cpu clock ratio 6x(fsb) 10x(clock and Pi)

cpu host clock control - enable
cpu host frequency - 630(fsb) - 570(clock and Pi)
pci express frequency 101
C.I.A.2 - disable
advanced clock control - default

performance enhance - standard(fsb) - turbo(clock and pi)
(G)MCH frequency latch - auto
system memory multiplier (spd) - 2.00B
latency - Cas5 5-5-12

load-line calibration - enable
cpu vcore - 1.3v(fsb) - 1.82v(1.87 real , clock and Pi)
cpu termination - 1.6v
cpu pll - 1.6v-1.81v
cpu reference - auto
MCH core - 1.4v-1.6v
MCH reference - auto
ICH I/O - auto
ICH Core - auto

Dram voltage - 2.5v
Dram termination - auto
channel a reference - auto
channel b reference - auto


Junior

0 comentários: