sexta-feira, 29 de maio de 2009

Core i5 - turbo mode pode fazer a diferença.

Uma das armas do futuro Lynnfield será o Turbo Mode que permitirá que o processador trabalhe com uma frequência bem maior que a sua velocidade padrão com um aumento substancial no seu desempenho.
Ele já esta presente no atual Core i7 mas de forma bem conservadora,pois o atual processo consegue trabalhar com uma frequência bem maior sem precisar aumentar a voltagem e sem necessitar cuidados a mais na refrigeração,algumas estimativas apontam que o turbo mode pode acelerar o futuro Nehalem e desta maneira atingir frequências de 3.2Ghz,3.46GHz e 3.6GHz.
Mas o que o turbo mode faz?
O Turbo Mode reduz o consumo e as freqüências dos núcleos no modo idle para conseguir uma redução do TDP, enquanto que o núcleo em uso ganha uma aceleração extra, conseguindo desta forma mais desempenho.
Graças a redução do TDP dos núcleos em descanso, o processador gerenciará de forma bem mais eficiente o consumo do núcleo em uso para que este não supere o TDP máximo e para conseguir essa performance extra.
No caso do futuro Core i5 o Turbo Mode gerenciará de forma bem mais eficiente o controle de dissipação que permitirá que não apenas um único core se benficie da velocidade máxima, mas sim dois cores ^^.

Junior

0 comentários: