quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Green,parte3 - impressões.


A Galaxy 8800GTS 512mb não chega para desbancar a 8800GTX e muito menos a 8800Ultra ,mas ela chega para complicar ainda mais a vida da ATI que mesmo tendo uma bela vga não pode competir em desempenho e conhecendo seus limites ela nivelou o preço de suas vgas bem abaixo do que é cobrado pela 8800GTS 512mb.
Depois dos problemas encontrados em algumas versões da 8800GT 512mb onde seu cooler era sub dimensionado a Nvidia resolveu usar novamente os dissipadores dois slots para não ter mais dores de cabeça,mas não é isto o que eu tenho para mostrar pois a vga logo que saiu da caixa foi para o water.
Os primeiros momentos foram de apreensão pois nenhum riva tuner estava preparado para suportar as novas Nvidias ,mas com paciência eu consegui descobrir que bastaria inserir a linha G92 = 610h-61Fh,600h no CFG file para que eu tivesse acesso ilimitado aos drivers tweaks.
Com as novas ferramentas em mãos eu consegui chegar a níveis bem acima do que eu estava esperando,é verdade que estou com water e as temperaturas ambientes estão entre 18c e 20c mas mesmo com a condições totalmente favoráveis eu nunca pensei que logo de cara fosse possivel atingir 835/1150/2150MHz (core/mem/shader).
Com este clock estou limitado a apenas alguns benchs mas mesmo assim não deixa de ser algo bem impressionante e também em outros casos a nova Nvidia esta acima do que existe no mercado,é verdade que uma GTX ou uma Ultra com um barramento bem maior de 384bit contra 256bit da 8800GTS 512mb e também uma quantidade maior de memória de 768mb contra 512mb as tornam soluções insuperáveis em resoluções altas e qualidade de imagem elevada, mas nesta primeira etapa não é isto o que eu tenho para mostrar pois eu estou apenas reconhecendo o terreno e como é de costume os testes sintéticos sempre em primeiro lugar.
Não irei mentir e dizer que foi fácil rodar todos os testes preliminares pois esbarrei nos mesmos limites que havia encontrado com a 8800GT , descobri que o limite dos shaders variam para cada bench que eu rodei e também ocorreram os mesmos problemas em relação aos testes internos de cada bench,um exemplo foi no 3D01 onde o Lobby High não tem a mesma tolerância que o Nature assim como o Canyon Flight no 3D06 é uma verdadeira prova de fogo e ao menor sinal de instabilidade o teste será abortado.
Neste último ano eu testei bem mais placas da Nvidia do que da ATI e a gente acaba se acostumando com produto que no caso foi o Geforce e as vezes acaba achando que é tudo farinha do mesmo saco e como a maioria foram placas da geração 8 então não era para ser o mesmo do mesmo?
A rigor sim, é claro que precisa ser levado em consideração a diferença gritante no desempenho de uma 8600 para uma 8800, só que depois da 8800GT 512mb a gente acaba descobrindo que apesar de aparentemente ser o mesmo do mesmo a história poderá ter um desfecho bem diferente do que estavámos esperando,foi assim com a 8800GT 512mb e está se repetindo com a 8800GTS 512mb,estas duas placas não chegam apenas para complicar a vida da ATI ,elas chegam também carregadas de emoções.
Obs. uso uma 8800GTX no pc principal.

3D05 27282 3dmarks
http://service.futuremark.com/orb/projectdetails.jsp?projectType=12&projectId=3884196

to be continued

Junior

0 comentários: