sábado, 5 de janeiro de 2008

RED,Parte2 - Impressões.


A primeira coisa que eu fiz foi correr atrás de uma bios que corrigisse o problema do PLL VCO Divider que impedia que a HD3870 fosse além de 862MHz no core,no começo achavam que era limitação nos drivers ou pior ,limitação no hardware.
Ainda bem que nacerdade era um problema de bios e graças a uma correção foi possivel fixar o problema.
As ferramentas para overclock são o Rivatuner , o CCC da Ati e alguns dizem que o ultimo ATI toll mesmo que de forma limitada também suporta mas eu ainda não cheguei a testá-lo pois fiquei sabendo disso agora de pouco.
Bom, estou com um problema nos ajustes de driver do RT onde eu não tenho as opções de low-level que são crucias para overclock então estou limitado ao CCC da ATI,o problema é que ele tem um limite muito baixo e tinha certeza que ele não iria fazer nem cócegas na HD3870,então corri atrás de uma bios que permitisse usar outros clocks 3D,poderia ter optado por 830/1200 ou 875/1250,fui logo no mais alto ,não teria problemas térmicos pois tinha trocado o cooler original por um Thermalright HR-03 e agora os dissipadores das GDDR4 são bem generosos,,totalmente em cobre e extremamente eficientes.
Como não podia deixar de ser o HR-03 é potente e com um belo oc de 918/1250 as temperaturas em full load se estabilizaram em 42c, eu não tinha testado ainda o cooler de referência da ATI então não tinha uma idéia do real problema que seria a sua dissipação,então eu resolvi recolocá-lo e rodar um pouquinho.
Mas para meu espanto as temps subiram acima de 80c, não é normal uma placa deste nível dissipar tanto?
Sim,uma placa top com um belo overclock chega facilemnte neste nível mas não nas atuais circunstâncias pois os testes foram rodados com 18c de temperatura ambiente.
Onde está o problema?
Um delta de 62c não é normal a não ser que ela seja um vulcão (mas ela não é) ou o dissipador esteje com problema,notei que a rotação não subiu como deveria ter acontecido ou se subiu foi tão pouco que eu não consegui notar pois ao atingir certa temperatura a placa para não queimar aumentará automaticamente a velocidade do seu fan e isto ocorre mais ou menos entre 60c e 70c, talvez a bios que eu esteje usando não tenha as instruções necessárias para acelerar o fan ,bom sei lá talvez com uma outra bios ou quem sabe se uma correção via driver permita uma aceleração automática ,em último caso com as ferramentas adequadas (ATI Tool ou RT) eu consiga subir a rotação no braço.
Bom deixando um pouquinho de lado este probleminha ,esta placa mostrou que tem uma bela capacidade de overclock e as suas memórias são super rápidas então só me resta juntar útil ao agradável e começar a brincar um pouquinho com ela.
Os testes sintéticos foram executados com um oc um pouco maior de 931/1300MHz para o 3d06 e 945/1300MHz para o 3d05 e não notei nenhum artefato e levando em consideração o limite da HD3870 até que os resultados foram bem razoáveis,com 14700 no 3D06 e mais de 26000 no 3D05

Futuremark 3D05
http://service.futuremark.com/compare?3dm05=3864914

Eu tenho um problema para ser resolvido,o CCC apesar de ter o seu limite estendido não é nem de longe a ferramenta mais adequada , seus ajustes de um clock ao outro são relativamente altos,coisa de 10mhz-15mhz o que prejudica seriamente na escalada dos clocks,espero resolver o problema com o rivatuner ou quem sabe o último ATI tool disponível não seje a solução ,bom apesar de não estar como eu gostaria que estivesse ainda assim é diversão garantida,pelo menos até que o W1zzard concluir o ATI tool com suporte total as novas HD3XXX ,ae depois vai começar tudo de novo hehehehe.

Agradecimentos.
Tomita Toshiko (Dospara Hiroshima).
Doom(Forum PCs) pelo suporte técnico.

To be continued...

Junior

0 comentários: