sábado, 5 de janeiro de 2008

Scythe Ninja Copper vs Scythe Infinity.


Dando continuidade aos testes com o Ninja Copper Anniversary model ,agora eu irei colocá-lo frente a frente com outra grande dissipador,desta vez o adversário será o antigo Scythe Infinity ,velho ma que ainda é considerado um top class,para dizer a verdade não acredito que o Ninja tenha força para superar o Infinity pois na maioria do testes anteriores o Ninja não conseguiu superar o Thermalright IFX-14 que seria equivalente ao Infinity,mas como não custa nada testar então vamos la.

Metodologia.
Ela foi bem simples ,desta vez eu irei overclockar um pouco mais o Yorkfield e usar um pouquinho mais de vcore do que realmente eu preciso,mas porque não usar os mesmos 3600MHz/voltagens dos testes anteriores?
Primeiro é para não haver uma comparação direta com os resultados do IFX-14,pois naquele caso as temperaturas ambientes eram melhores.
Segundo é porque eu não acredito na vitória do Ninja então se ele não ganhar seria interessante verificar se ele pelo menos tem condições de aguentar um processador top class com um overclock cavalar ,um clock alto mas que fosse suficientemente seguro para o dia a dia.
Foram usados dois fans da mesma fabricante,o Scythe SFF21F S-FLEX 120mm 63CFM e o Scythe Kaze Jyuni 120mm 40CFM que foram dispostos da seguinte forma.
No caso do Infinity eu os coloquei um de frente ou outro para trabalharem paralelamente e as duas ventoinhas jogando ar em cima do Infinity.
Para o Ninja eu mudei a posição das fans que ficaram em "L" ,fiz isso par que todos os heatpipes recebecem diretamente o fluxo de air e nos testes anteriores esta formação foi a melhor para o Ninja.
O programa usado foi o prime95 e o tempo foi de mais ou menos 12minutos para cada bateria,mas antes de rodá-lo eu tive o cuidado de deixar cada configuração rodar o mesmo prime95 por cerca de 30mins,fiz isto para que a Artic Silver Ceramique tivesse tempo para atingir um melhor desempenho,não o seu máximo pois ela necessita de pelo menos 24hrs para atingir o seu auge.
A temperatura do quarto estava na casa dos 22c e entre uma troca e outra contabilizando também o tempo dos testes eu não gastei mais do que uma hora e pouquinho ,então a variação de temperatura ambiente de um teste para o outro foi nula ou se houve foi tão irrisória que ela não poderia ter afetado os resultados finais.

Analisando os resultados.
Como já havia previsto o Infinity apesar da idade ainda é considerado um belo dissipador que para atingir o seu auge é aconselhável trocar o sistema de fixação que é do tipo pushpin por outro com parafusos e um backplate,mas mesmo usando o original ele foi capaz de mostrar que ainda não existe nenhum outro dissipador da Scythe capaz de superá-lo.
O Ninja apesar de não ter vencido nenhuma batalha não pode ser considerado uma negação,ele realmente é um belo dissipador que graças ao cobre e também a nova posição dos heatpipes superou o seu antigo irmão Ninja Plus ,que também já foi considerado um top class,quando precisou ser exigido ele também provou ter uma bela capacidade mas também é bom lembrar que o seu preço está bem acima de um Infinity e o seu peso final que pode assustar a maioria dos usuário comuns,como foi citado anteriormente ele pesa 1015gr , para complicar ele é uma edição especial e tem a sua produção limitada,então ele provavelmente será escasso e poucos terão acesso ao Ninja Copper.

As fotos do sistema e todos os testes estão aqui.
http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2676492&postcount=32

Junior

0 comentários: