terça-feira, 23 de setembro de 2008

TP45 HP + E8600 @ 6300MHz by Criminal.



Hoje eu acordei cedo e como estou de folga então eu resolvi tomar um cafezinho e dar uma rolêzinho de bicicleta,como o tempo estava fechando eu achei melhor voltar mais cedo do que o previsto ,foi ai que surgiu a oportunidade que eu estava esperando desde Sexta passada,testar a Biostar TP45 HP ,como o tempo estava muito curto pois estou dividido entre os preparativos para receber o baby que logo mais estará conosco,com o meu trabalho e também estava envolvido demais com os testes na Asus Rampage Extreme,aliás a Asus ainda não esta totalmente dominada e ainda faltam aplicar alguns ajustes que depois necessitam ser enviados para completar uma parte de um projeto grandioso que esta em sua fase final e que reúne alguns dos melhores overclockers do mundo e assim que tudo estiver pronto terei o prazer de postar aqui todas as nossas descobertas e avanços.
E como a oportunidade bateu na minha porta então eu resolvi aproveitá-la ao máximo ,para esta manhã de testes eu separaei 2 jogos de ddr2 ,a Team Group 1066 e a Crucial 6400 ,ambos com capacidade para 1380MHz+ ,obviamente com voltagens assustadoras e single channel,porque eu irei usar dois jogos distintos de RAM?
Muito simples pois eu quero também chegar ao fsb limite da placa e não quero que o limitador sejam os módulos,mas se ambos chegam até 1380MHz então qual seria a finalidade de usar ambos se um só deles seria o suficiente?
É que cada módulo reage de forma diferente ,a Crucial bateu 1380MHz com a DS4 P35 e a Commando e não foi feliz com a DFI TR2 P35 e em todos os casos extremos ela nunca foi utilizada em sincronia com o fsb ,a Team apenas mostrou serviço na Biostar Tpower i45 e pipocou com a Gigabyte X48 ,então se uma não for a outra com certeza irá suprir as minhas necessidades ^^.
Também irei utilizar 10 litros de LN2 para tentar atingir o maior clock possivel ,máximo fsb ,logicamente rodar o Pi e tentar algum bench 3d,antes de tentar o clock absoluto que eu não achava que fosse me surpreender eu resolvi primeiro partir para o fsb e anteriormente este mesmo processador se mostrou muito valente e chegou até 669MHZ com a Asus Rampage,hoje as esperanças de uma boa rodada de testes recaem novamente sobre o fsb pois a Biostar tem se superado e se fui capaz de levar este processador até as alturas com a Rampage então tenho muita espectativa de um ótimo resultado com a TP45 HP.
Passei alguns minutos estudando as opções de bios que em comparação com sua irmã maior são um pouco limitadas,vi que os ajustes que tinha em mãos seriam o suficiente para atingir um belo fsb e foi o que presenciei em seguida,não levou muito tempo para alcançar o limite da placa que é de 657FSB,apenas para confirmar eu testei com a Crucial e com a Team e amabas chegaram ao mesmo clock e com multiplicadores diferentes que também é uma técnica muito empregada para subir o fsb pois as vezes a placa não se dá bem com um certo multiplicador.
Na verdade esperava pelo menos chegar até 669FSB e assim culparia o processador mas como aparentemente o culpado parace ser a placa então não me restava muito o que fazer eu fui para o clock extremo e ai veio a grata confirmação que apesar da Biostar TP45 HP ser uma placa bem inferior a Tpower i45 ela foi capaz de chegar até onde eu não imaginaria que fosse possivel ,pelo menos não sem ajustes mais ajustes de vcore ,trocando em miúdos - vcore mod,eu usei tudo o que eu tinha disponível na bios ou seja 1,94v e que apesar de ser um belo volume de vcore a duvidosa qualidade dos reguladores de voltagem me deixava ao mesmo tempo apreensivo quanto à oscilação mas a apreensação durou pouco e quando atingi 6100MHz eu comecei a sorrir e senti naquele momento que a placa iria voar ,quando cheguei até 6300MHz eu quase não podia acreditar que uma plaquinha como a TP45 HP fosse capaz de fazer o que uma Gigabyte EP45T Extreme não conseguiu ,era dificil aceitar que uma placa que custa quase 3 vezes menos superasse a Gigabyte que veio de fabrica com o intuíto de satisfazer os mais extremos,para bater recordes mesmo e naqueles meros segundos o humilde projeto da Biostar conseguiu se impor diante da campeã Gigabyte EP45T Extreme que ainda tem a vantagem de usar DDR3...
Tentei ainda várias vezes passar de 6300MHz mas a placa não resistiu e a falta de mais vcore foi sentida em todas as minha investidas,era uma barreira instransponível ,só que agora a desconfiança tinha desaparecido e comecei a relaxar pois agora tinha certeza que placa iria me surpreender mais ainda e consegui estabilidade para rodar um Pi1m com 6200MHz ,depois eu tentei sem sucesso rodar um pouco de 3d mas o máximo que consegui foi rodar o Aqua03 com 5900MHz e alcançar 300K ,notei que a placa era extremamente forte quando era desativado um dos núcleos e um pouco fraca para testes mais pesados onde era necessário que os dois núcleos estivessem ativados,o regulador é bom e se trata do ICL6322 mas a falta de mais fases ou um pouco mais de vcore acabram por selar minhas novas investidas e não compensava ficar apenas gastando LN2 e estressando o E8600 para tentar extrair algo praticamente impossivel mas nem isso é capaz de tirar os méritos desta placa ,afinal ela não foi construída com o intuíto de rodar tarefas pesadas acima de 6GHz e ainda mais com todos os cores ativados ^^

todos os testes estão aqui
Xtreme Systems
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=202560
Forum Adrenaline
http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=210753

Junior

0 comentários: