domingo, 12 de abril de 2009

Tpower X58 agora está voando - Bclock @ 228MHz.


UFA ! 228MHz de Bclock e subindo ,depois de vários meses testando o limite do Bclock eu consegui neste final de semana algo que parecia estar fadado ao insucesso.
A série Tpower ,o carro chefe da Biostar que detém vários recordes mundiais de aceleração na classe Core2 Duo e Core2 Quad estava derrapando legal na plataforma X58,eu particularmente sabia que era apenas questão de tempo para a Tpower mostrar a sua força e o esse tempo mostrou que eu não estava engando ^^.
Quando peguei a Tpower pela primeira vez eu não consegui passar de 222MHz no Bclock e nos testes de laborátorio os engenheiros conseguiram menos ainda,mas naquela época nenhuma outra placa tinha ultrapassado esta marca ,deixando no ar uma sensação desoladora de impotência ,pois se nenhuma tinha atingido mais do que 222MHz de Bclock então o problema seria o processador e não a mobo e neste caso o bclock wall impediria que chips com multiplicadores limitados atingissem altos clocks.
Parecia um problema que ninguém poderia resolver a não ser a Intel,mas a Gigabyte assombrou toda a comunidade overclocker ao anunciar a quebra do wall ao atingir 226MHz de bclock,todos se voltaram para ela até que a Asus também ultrapassou a marca de 222MHz e foi ainda mais longe e chegar até 228MHz de bclock.
Mas e a Tpower ainda não tinha superado a marca de 222MHz,mas eu e o Thomas nos empenhamos ao máximo para quebrar o wall e eu tive o privilégio de ser o primeiro a anunciar que a barreira de 222Mhz tinha virado passado,consegui 226MHz de Bclock e o Thomas veio logo na sequência com o mesmo clock,depois disso não conseguimos ir além e o que mais espanta é que o clock limite era o mesmo para nós dois.
Continuamos empenhados em solucionar mais este problema e como desde o inicio eu sempre suspeitei que o culpado do limite era a placa e não o processador então comecei a pesquizar a parte física da placa e logicamente eu já sabia que enquanto não houvesse uma implementação via bios a modificação física não poderia ser descartada.
Os ajustes vitais para subir o bclock esbarravam no limite da placa e com a modificação foi possível aumentar a sua tolerância a estes ajustes e como já era esperado a TpowerX58 mostrou sinais claros de que esta novamente no caminho das glórias.

A modificação é bem simples e consiste em retirar um low-ohm resistor(circulo vermelho)e ainda retirar mais um e trocar por um outro resistor(circulo azul) e garanto que funciona perfeitamente, mas logicamente eu não posso adiantar mais do que isso pois viola claramente a garantia e também não posso incentivar o uso de mods,mas fiquem cientes que esta modificação pode ser evitada com uma nova revisão de bios o que deve ocorrer muito em breve.
Até que realmente isto se torne realidade nós iremos tentar levar a Tpower ao lugar reservado as grandes campeãs.

Junior

0 comentários: