terça-feira, 29 de junho de 2010

COLD BOOT ZeRo :( - um problema para os outros mas não para os Mojos.

O que fazer quando a placa não liga quando a temperatura da cpu atinge zero grau ou menos?
Ora ,ligar antes que ela atinja o ponto crítico :D
Fácil não?
Sim, mas se ela estiver trabalhando com over moderado, pois com over extremo é uma tarefa muito difícil e a sincronização precisa ser perfeita.
Vamos aos fatos,
A Biostar Tpower X58(A) ainda tem um bug que ainda não foi corrigido ,mas apenas ocorre com o Gulftown, ela não irá ligar se a temperatura da cpu estiver com zero ou menos,o famoso cold boot.
Só que uma vez ligada você pode gelar a cpu até trincar que ela não irá desligar e no caso da Tpower eu não posso nem pensar em reiniciá-la pois ela não irá voltar a funcionar,ou seja tenho apenas direito a um único "save and exit" e depois despejar LN2 em doses cavalares para gelar o mais rápido possível.
Tudo tem que ser bem sincronizado pois serão apenas alguns segundos entre o "save and exit" - shutdown e nova inicialização,segundos que determinarão o sucesso da empritada.
Se o timing não for perfeito a plataforma não irá ligar por estar muito quente ou por esfriar demais antes da hora...
São necessárias duas pessoas para realizar o trabalho que geralmente é feito por apenas uma,mas se não for desta forma eu dificilmente conseguiria a façanha.
Como não é possível alterar o multiplicador em tempo real no Windows ,então eu tenho que escolher um bom multiplicador que me ofereça a possibilidade de subir muito bem o clock(via clockgen),mas eu não posso puxar muito no clock,pois senão ela não liga por instabilidade,pois o primeiro boot depois do "save and exit" tem que ser feito com temperatura positiva.
Outra coisa ,eu preciso setar o vcore direto na bios,pois eu não tenho como alterá-lo em tempo real e no meu caso eu estou falando de 1.75v+ ,por isso que eu preciso fazer tudo muito bem feito ,senão a cpu pode até torrar....
Depois do "save and exit" vem o primeiro e único shutdown que tenho direito e o primeiro sinal de vida do LCD da Tpower seria o "aviso" para despejar o LN2, quando aparecer a tela do Post significa que tudo correu bem e apenas partir dai eu posso refriar adequadamente o Guflfown.
Entre o Post e a tela de carregamento do Windows eu preciso que a cpu esteja trabalhando com -70c,menos se for possível,pois neste momento a cpu estará com um clock em torno de 5.5GHz e se não estiver fria o suficiente haverá instabilidade seguido de shutdown e consequentemente fim da brincadeira...
É um baita de um trabalhão,cansativo e por vezes estressante ,mas vale também pelo desafio e o nosso maior prazer não é apenas quando os resultados aparecem,mas quando quebramos o wall e ver que a Biostar Tpower X58 esta retornando aos negócios ;)

Tpower X58A + 980X ES @ 6.18GHz+ (1.79v)


Mojos

0 comentários: