quarta-feira, 16 de junho de 2010

Core i5 655K - o novo core i5 670ES ?

Para os entusiastas o Core i5 670ES (primeiro batch) é considerado o melhor Clarkdale,também não é para menos pois ele é o recordista em aceleração e detentor de todos os recordes em sua classe,mas infelizmente o retail não seguiu o mesmo sucesso e poucos deles chegam a impressionar.
Agora as esperanças se rebnovaram e estão voltadas para o novo Core i5 655K ,que teoricamente tem tudo para igualar ou mesmo ultrapassar o poderoso Core i5 670 ES,processo maduro e multiplicador destravado e para a nossa alegria ele é mais barato,ou seja diversão garantida e relativamente barata.

Vamos aos fatos;
O meu primeiro contato com o novo i5 655K foi na Computex 2010 e os primeiros resultados foram muito promissores,nos testes preliminares e reconhecimento do equipamento eu consegui atingir 5.2Ghz e durante o show de overclock foi quebrado um recorde mundial em aceleração,atingi um pouco mais de 6600MHz , só que este resultado não chega nem perto do meu melhor score com um Core i5 670ES ,que é de 7GHz.
Lógico que para atingir 7Ghz foram necessários vários dias de preparativos e neste periodo foram usados uns dez processadores,sendo que alguns deles vieram a falecer...
No caso do Core i5 655K eu testei apenas um e tive muito pouco tempo para reconhecimento do processador ,pois durante o intervalo(1 hora) entre um show e outro eu tinha que limpar tudo novamente e deixar tudo pronto para o próximo.
Também tive que me ajustar a nova realidade e me virar com uma bios que não estava totalmente preparada para rodar em condições extremas o novo Core i5 655K ,eu descobri da maneira mais díficil que usando certos ajustes a placa se recusava a bootar por causa do OVP,mas consegui superar este pequeno imprevisto e depois a escalada para 6600Mhz foi apenas questão de tempo,o que na verdade foi o que mais me faltou...
Conversando com um superoverclocker da Romenia,o Mosntru ,chegamos a conclusão que dificilmente o atual 655K chegaria perto do 670 ES,pelo menos não por enquanto,outros entusiastas como o Thomas ,o Dino e o Zolkorn também acham o mesmo,nós teremos que epserar por um novo batch e ai quem sabe se a barreira 7Ghz não seja quebrada novamente?
Se de um lado o Core i5 670 continua imbatível pelo menos do outro ele encontrou um rival a altura,no ar o 655K é tão bom quanto qualquer 670ES



O resultado é excelente e temos que levar em consideração que esta muito abafado (27c)

Agora vamos ver se com mais tempo eu irei novamente fazer história :D

Mojos

0 comentários: