terça-feira, 7 de agosto de 2007

Especial -> A-data 8500 EE OC Report



Desta vez foram testados modulos rapidos de 1066mhz da A-data que trabalham com duas profiles,a primeira logicamente se trata da DDR2 8500 (1066) com CAS5-5-5-15 e a segunda DDR2 6400(800) CAS4-4-4-12 em ambos os casos trabalham sob tensao de 2.15v-2.2v.

Este modulo ja usa o novo design que a A-data adotou que ao meu ver eh mais belo e o dissipador na sua cor vermelha nos deixa uma impressao agressiva ,por debaixo dele encontramos os famosos ICs Micron D9GMH que dispensa qualquer apresentacao.
Nao sou muito intimo desta fabricante que tem altos e baixos ,tenho notado algumas reclamacoes sobre incompatibilidade e pouco poder de overclock dos seus modulos de DDR2 6400 CAS5 que apesar de serem baratos me fizeram ficar longe da A-data mas desta vez resolvi variar um pouco e como eu ja sabia de antemao que se tratavam de ICs Micron D9GMH (todas EE usam Micron D9GMH),acabei ficando com este par de A-data e elas me impressionaram.

Como estava muito quente eu tive o cuidado de retirar totalmente o dissipador original e remover todos os residuos de pasta que sobraram nos ICs e na sequencia troquei o dissipador original pelo Thermalright HR-07 ,todo o trabalho de troca foi feito para que fosse possivel usar tensoes realmente insanas ,na primeira bateria foi usada uma P5K-E com tesoes no vdimm de ateh 2.55v e na segunda parte sera a vez da P35-DS4 capaz de gerar mais do que 3.0v no vdimm e com certeza nao foram poupados esforcos para alcancar altos clocks e o Thermalright se mostrou mais do que util.


Vamos aos numeros.

Preparei a Asus para trabalhar com CR1T e depois de alguns ajustes foi possivel atingir um clock elevadissimo com CAS4 ,consegui estabilidade com 1130mhz,depois de atingir este clock nao tive mais duvidas sobre a capacidade da A-data.

Dando continuidade eu mudei novamente as configuracoes e desta vez queria saber qual seria o maior clock @ CR1T e de novamente foi possivel um excelente clock de 1180mhz @ CAS5.
Chegou a hora de tentar o maior clock possivel e claro que sem as limitacoes do CR1T estes modulos deveriam voar e nao deu outra,pisando fundo eu consegui 1300mhz o que apagou de vez a ma impressao que eu tinha sobre a A-data.

Todos estes resultados foram obtidos com 2.55v e logicamente estaveis apenas para testes de curta duracao e que mesmo assim poderiam danificar permanentemente os modulos,entao irei agora reportar alguns testes mais conservadores e com configuracoes que certamente eu usaria para o dia a dia ,isto caso se elas fossem 100% estaveis.

1250mhz @ 2.3v CAS5-5-4-12 ,ainda nao estou familiarizado pois foi apenas o primeiro dia de testes mas tenho que concordar que a capacidade de aceleracao da A-data eh impressionante e ela chega concorrendo forte com outras fabricantes consagradas e o seu preco nao eh tao desanimador 2 x 1gb -> 210us$,resumindo gostei dela e tem o meu aval.

Segunda parte -> Adata 8500 meets P35-DS4
Esta Gigabyte concorre diretamente com a P5K-E que acabei de mostrar,nao apenas em precos que sao equivalentes,mas em desempenho ,qualidade dos componentes e acessorios.
A P35-DS4 eh mais generosa nos ajustes de voltagem e o seu sistema de refrigeracao tambem eh melhor que o da P5K-E que tem seu ponto forte nas otimizacoes,como mostrei acima ela tem ajuste de CR1T/2T e de cara trabalha com latencias mais agressivas que a Gigabyte,mesmo sendo possivel ajustar do jeito que eu quizer eu nao irei fazer isto,pelo menos nao desta vez ,o que eu quero desta vez eh voltagem e como citei acima isto a Gigabyte tem de sobra.




Entao vamos la, 1487mhz em single channel com quase 3.0v no vdimm.





Quase 1400mhz com dual channel,ao finalizar esta screen conclui que a DS4 tambem era especial.




O maximo Pi1m estavel foi com a A-data em single channel com 1443mhz,desta vez nao foi tao facil pois precisei ter paciencia para ajustar algumas latencias ,voltagens e otimizar um pouco o sistema,esta parte seria facil mas estava trabalhando com quase 3.0v o que as vezes da um certo calafrio.
Para finalizar digo que foi muito interessante e prazeroso brincar com a minha nova A-data,ela superou minhas expectativas e o preco tambem eh bem tentador ,resumindo a A-data 8500 EE eh criminosa.

links

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=150753http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=151554

Junior

0 comentários: