sábado, 25 de agosto de 2007

Overclocking para novatos by Criminal


Se uma imagem vale mais do que mil palavras então o que não dizer de um video inteiro,desta vez eu irei mostrar passo a passo como acelerar o sistema usando apenas o cooler box,memórias DDR2 6400 value, uma boa placa e um processador quad core da Intel.
Eu não usarei nenhuma voltagem ou ajustes que prejudicariam o sistema e apenas aconselho a monitorar as temperaturas,principalmente quem estiver utilizando o cooler box e para uma correta monitoração vocês precisam ter instalado na máquina o CoreTemp 0.95 ou o TAT ,para um overclock sádio e seguro eu aconselho a deixar a cpu sempre abaixo de 65C em full load ,também é aconselhável checar se o cooler esta devidamente fixado ,usem o prime95 para estressar e testar a establidade,vocês podem optar por outros programas mas são estes que eu uso e aprovo.
Nas configurações de cpu existem ajustes que possibilitam a economia de energia e diminuem a dissipação e deixarei a critério de vocês pois dependendo do volume de overclock é altamente recomendável que elas estejem off o que não é o caso do overclock que eu irei mostrar.
Este video tutorial consiste em 5 partes e aconselharia a todos que estiverem iniciando no overclock e quizerem conhecer melhor a sua máquina a seguirem todas as etapas pois cada seguimento seria um complemento do próximo ,eu iniciarei com apenas 300FSB o que é totalmente seguro e as memórias estão com um underclock colossal pois originalmente elas trabalham com 800mhz e para começar eu as deixo com 600mhz e tudo foi intencional e muito bem estudado pois nesta etapa inicial é preciso descartar qualquer surpresa desagradável então primeiro eu irei testar a cpu para depois passar para as memórias.
Com o sistema carregado eu usarei o prime95 para testar a estabilidade e aconselho a deixar por pelo menos 1 hora ,após confirmar que a máquina está estável eu irei de novo ao setup para subir desta apenas o clock da memória pois desta vez eu quero chegar perto do clock original e para me certificar que está totalmente estável eu rodei novamente o prime95.
Agora eu quero testar um pouco mais de clock na cpu e ao subir o fsb de 300mhz para 320mhz consequentemente o barramento da DDR2 também sofreu uma alteração ,de 720mhz foi para 768mhz,como agora estou com 3200mhz eu preciso de mais tempo de prime95 ,digamos que 3 ou 4 horas já seriam o suficiente para testar a estabilidade e tenho plena certeza que se caso houver algum erro ele estará relacionado com o vcore ou seje estaria faltando um pouco de voltagem na cpu.
Depois de deixar o sistema redondo com 3200mhz e 768mhz nas DDR2 posso começar a brincar com o multiplicador e FSB, lógico que usando o multiplicador 9x não seria sensato ir direto para 3200mhz pois isto implicaria em 355mhz de FSB o que seria muito acima dos 320mhz que foram testados e aprovados,então aconselho a voltar para 3ghz para testar 9x333 e desta vez reparem que pela primeira vez a memória atingiu seu clock original ,uma vez concluído o teste de estabilidade agora eu estaria apto para subir até 3200mhz ,mas prestem bem atenção pois além de mais fsb o clock da memória estourou o seu valor original e agora passo a usar 852mhz vocês podem optar primeiro por menos clock nas memórias e depois que se certificarem que o sistema esta completamente estável com 355FSB subir o barramento da memória,mas dificilmente um módulo de 800mhz não rodaria estável com 852mhz pelo menos eu nunca vi nada parecido, o que pode ocorrer seriam alguns ajustes errados em outras configurações ou incompatibilidade entre a mobo e as memórias.

Espero que tenham gostado

junior

0 comentários: