domingo, 7 de dezembro de 2008

1,2,3,4...........quase lá......



A próxima parada do Criminal Express será nos 5GHz e isto será feito com um processador non Extreme,vamos a uma rápida explicação ,quando você tem um processador Extreme em mãos é tudo mais fácil pois você só teria o trabalho de alterar o multiplicador para cima e assim subiria a frequência do sistema com muito mais facilidade pois desta maneira não haveria alteração nas outras frequências internas da cpu mas quando o processador não é um Extreme as coisas são um pouco mais dificeis pois estamos limitados no multiplicador e precisamos subir o Bclock(fsb) mas com o aumento do barramento todos as outras partes(QPI, Uncore e a controladora de memória) do processador sofrerão um acréscimo na frequência e o máximo que o QPI tolera seria em torno de 8GT/s ou 4GHz ,o que na prática significaria 222MHz de bclock(fsb) mas nem todas as placas ou processadores estão aptos para rodar com tal frequência e para quebrar a barreira dos 5Ghz com um non Extreme eu preciso de um ótimo processador Core I7 940(23x com turbo mode on) , uma belissima placa LGA 1366 e alguns litros de LN2.
Na minha primeira investida eu quase consegui o que eu tinha em mente ,faltou pouco mas quem me conhece sabe muito bem que eu não descansarei até conseguir os 5GHz e ficaria muito satisfeito se eu fosse o primeiro ^^.

Junior

0 comentários: