quarta-feira, 15 de julho de 2009

Phenom2 965 BE 3.4GHz e o seu consumo.

Galera antes de mais nada eu quero agradecer a minha amada Yoko que comprou um medidor de consumo elétrico da Sanwa,com ele agora é possível medir toda a energia consumida pelos nossos sistemas e para mostrar como ele pode ser muito útil ,eu irei medir o consumo total de um sistema em full load baseado no AMD Phenom2.
Nós iremos utilizar o próximo processador a ser lançado pela AMD e que tudo leva a crer que será um processador overclockdo de fabrica,ele será o processador mais rápido de toda a linha Phenom2 ,só que tudo indica que o seu VID passará de 1.35v para 1.4v e trará também consequências desagradáveis para todos os fãs e adeptos da AMD.
A primeira noticia desagradável é em relação a temperatura ,pois ele passará a dissipar um pouco mais do que o seu antecessor,o Phenom2 955 BE de 3.2GHz..nada que um bom cooler não resolva mas....
A outra péssima notícia será em relação ao seu consumo elétrico,pois o Phenom2 é bem sensível a qualquer variação de voltagem e um incremento na ordem de 0.05v de vcore implicaria em cerca de 40watts a mais de consumo elétrico sobre um sistema idêntico mas baseado no Phenom2 955 BE.
E como eu sou uma das únicas pessoas com um Phenom2 965 BE em mãos que não assinou o termo de compromisso sobre a não divulgação de material sigiloso, então não tem porque não mostrar em primeira mão algumas descobertas,isto desde que o VID de 1.4v seja realmente confirmado.
Então vamos logo ao que interessa e primeiro eu irei mostrar a dissipação térmica do Phenom2 965 BE e para comparar eu irei utilizar um Phenom2 955 BE de 3.2GHz.
A metodologia é bem simples,eu deixei o quarto com 22c e foi utilizado o cooler box do Phenom2 955 BE,a placa mãe utilizada foi a Biostar TA790GX A3+ ,com 2gb de Corsair 1600C9,um hd de 40gb da hitachi de 7200rpm e para evitar qualquer gasto desnecessário de energia foi utilizado o video onboard da Biostar.
Toda a bateria consumiu menos de 1 hora e acredito que se houve alguma variação na temperatura ambiente,ela deve ter sido tão irrisória que não chegaria a afetar os números finais,bom vamos ao que interessa.
Phenom2 955 BE vs Phenom2 965 BE




Como era de se esperar o Phenom2 965 BE dissipa muito mais que o seu irmão menor e o cooler box do Phenom2 955 BE não seria suficiente para resfriar adequadamente a nova fera da AMD,lembrem-se que os testes foram executados na minha bancada de testes com temperatura ambiente de 22c e se fosse rodado dentro de um gabinete a história seria totalmente diferente e bem pior.
Agora a medição do consumo elétrico de ambas as plataformas e como não poderia ser diferente o sistema com o Phenom2 965 BE consumiu bem mais que o sistema com o Phenom2 955 BE,abaixo seguem as screens com os sistemas em full load onde pude confirmar que a diferença entre um e outro foi de 40watts....


Será que apenas 200Mhz em favor do Phenom2 965 BE compensaria o consumo e dissipação a mais??
Ainda mais levando em conta que o próximo processador deverá ser mais caro que o Phenom2 955 BE...

Para finalizar o video
Phenom2 955 BE vs Phenom2 965 BE


Junior & Yoko

0 comentários: