sábado, 17 de novembro de 2007

Water cooled QX9650 @ 5ghz


O potencial de overclock dos novos quad cores Yorkfield parece não ter limites e desta vez caiu mais uma barreira ,a dos 5ghz ,bom tirando a criatividade não posso dizer que foi usada uma refrigeração exótica do tipo subzero,a cpu estava sendo resfriada por um belo sistema de water cooler e com a ajuda de um ar condicionado a água foi mantida em 10c.
O feito foi realizado por um grande overclocker japonês conhecido mundialmente por Picoo e ele não se satisfez apenas com o suicide screen ,ele ainda conseguiu um belo Pi1m de 9.442s com o clock de 4916mhz.
A placa usada foi uma Asus Maximus Formula X38 e o sistema operacional usado foi o predileto dos grandes mestres do Pi,o Server 2003.

Não sou adepto do water cooler mas em compensação consigo montar belos sistemas a ar e uma de minhas metas será tentar chegar até 5ghz com o meu Yorkfield (full air) ,para isso eu preciso esperar até Janeiro para que as temperaturas na região de Hiroshima se estabilizem em 0c depois é só abrir a janela e aproveitar a ocasião.

Já estou separando os possiveis candidatos e entre eles figuram o Thermalright Ultra 120 extreme,o IFX-14 ,o Scythe Infinity e o Plasma 775,não posso prometer que irei conseguir esta proeza mas pelo que eu tenho notado as chances de sucesso são bem razoáveis.


Junior

0 comentários: