terça-feira, 27 de novembro de 2007

Yorkfield QX9650 em baixa by Criminal.


O meu Yorkfield QX9650 está em baixa,aliás foi uma queda vertiginosa mas não estou me referindo a nenhum problema referente ao processador e sim ao vcore que estou atualmente usando ,o clock que estou testando em uma de minhas plataformas oficiais é de 4ghz mas no começo eu optei por deixar com 1.39v e mesmo não estando rock solid este clock/vcore é estável para benchs pesados e jogos e até agora não houve nenhum reboot por falta de estabilidade e olha que se não estivesse confiável não iria ficar brincando com um sistema que gerência quase 1 tera de dados.

Decidi então que era hora de achar qual é o menor vcore possivel para 4ghz e comecei a testar com 1.36v e tanto o cinbench como o 3e06 que são bem exigentes quanto a estabilidade dos cores foram finalizados com extrema perfeição e para terminar eu rodei também um pi32mb.

Depois aproveitando a boa fase eu derrubei mais um pouco o vcore e desta vez foi usado apenas 1.34v,quando dei um save/exit nas configurações de bios eu pensdei comigo "se ele pelo menos chegar na barrinha de carregamento do vista estará de bom tamanho",o sistema foi que foi e todos os programas foram sendo carregados um a um e tinha chegadop a hora de testar novamente a estabilidade com 4ghz @ 1.34v.
O 3d06 e o Cinebench foram concluídos com extrema facilidade e geralmente quando estou perto da linha de instabilidade geralmente os resultados entre o vcore estável com o vcore semi estável tendem a ser bem diferentes pois estaria faltando vcore para alimentar os cores mas como os resultados foram quase que idênticos me animei e resoilvi descer mais ainda.

Com 1.32v foi apenas possivel rodar o Pi32m ,infelizmente tanto o Cinebench como o 3d06 acusaram erros e não puderam ser fechados mas existe uma luz no fim do tunel pois eu desta vez reduzi as voltagens da mobo e existe a possibilidade de estabilizar caso eu injete mais voltagem no north bridge ou no fsb,mas de um jeito ou de outro bootar com 4ghz e apenas 1.32v já é um enorme passo e mais uma prova concreta de que a passagem do 65nm para o 45nm foi muito mais benéfica do que se pudesse esperar.

Junior

0 comentários: