quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Especial ,"Um mês depois"


Dois meses atrás eu havia detectado que haveria uma boa movimentação no setor de dissipadores,principalmente em relação aos dissipadores para vga,diversos fabricantes haviam prometido que vários modelos estavam sendo preparados para ser comercializados e inclusive alguns deles sendo exclusivos para uma determinada série como no caso do Thermalright HR-03 e o Zalman VF1000 LED que em vez de ser totalmente exclusivo para a 8800 series como o Thermalright é compátivel com outros tipos de vga,mas vale lembrar que a Zalman vende separadamente um conjunto de sinks para memória exclusivos para a série 8800 ,coincidência ou não ela com certeza associou o seu novo cooler com a série mais poderosa da Nvidia.
Bom tudo começou cerca de trinta dias atrás quando comecei juntar material para o meu review,em um único dia recebi o Zalman VF900-CU e o Thermaltake DuOrb,tratei logo de fazer um comparativo entre eles ,onde foi usada minha X1950Pro 512mb e o Thermaltake sem sombras de dúvidas dominou totalmente o review,ele não tem controle de rotação mas os seus ruídos não chegam a incomodar,mais um ponto positivo para a Thermaltake.
"O VF900-CU é silencioso,com otima qualidade,de fácil instalação e relativamente pequeno ,principalmente se comparado com o DuOrb que é duas vezes maior e duas vezes mais pesado ,bom o DuOrb não deu chances para o Zalman e ganhou por uma diferença de 9C ,se é desempenho que você procura o DuOrb é a sua escolha."
Também testei o belo cooler DuOrb dentro do meu gabinete e para meu espanto a queda nas temperaturas internas foram bem expressivas.
RD600->62c to 56c
Q6700->50/45/44/47 to 47/43/42/43
Até aquele momento nada neste mundo podia tirar os méritos do Thermaltake mas no decorrer deste ultimo mês eu pude conferir também o outro lado da moeda e parece que o DuOrb não é tudo o que ele deveria ser.
Eu já sabia que em Outrubro/2007 mais novidades seriam testadas e entre elas estava um dos grandes lançamentos da Zalman para concorrer diretamente no mercado top class,o imponente Zalman VF1000 Led ,totalmente feito em cobre e com quatro heatpipes ,com ele a Zalman espera ter folego suficiente para encarar outros desafios e neste segmento a Thermalright fincou bandeira e será dificil alguém tomá-la.
Nos testes realizados com o Zalman notei que ele tem muita massa e um eficiente sistema de pipes mas acho que a sua ventoinha poderia ser um pouco mais eficiente pois para uma 8800GTX não pode haver economia principalmente em se trantando de refrigeração,ele se saiu melhor que o cooler original da Asus mas o seu desempenho não chega a impressionar como deveria,particularmente eu acho que a Zalman precisa trabalhar um pouco mais neste segmento high end.
Poucos dias depois eu recebo o meu Thermalright HR-03 Plus,já sabia de antemão quem seria o vencedor deste review pois o super desempenho do HR-03 Plus não é segredo nenhum,ele é tudo o que eu esperava e até mais um pouco ,a sua instalação exige apenas um pouco de atenção mas tudo é bem intuitivo e como ele foi construído exclusivamente para a 8800 series vem acompanhado de um completo conjunto de sinks que cobrem todas as regiões necessárias.
Estou testando ele arduarmente e ele tem mostrado uma excelente eficiência ,também é verdade que o seu tamanho exagerado impede que se usem algumas expansões pois dependendo da mobo ele simplesmente ocupa até 4 slots ,é verdade que ele também pode ser invertido liberando assim todos os slots pcie e pciex mas o seu desempenho cai drásticamente pois o dissipador da vga teria que brigar por espaço com o cooler da cpu .

A decepção ficou por conta do meu badalado Thermaltake DuOrb que se mostrou bem eficiente no começo deste review, como um dissipador pode ter um excelente desempenho com a X1950Pro e ser terrivelmente fraco com a 8800GTX,a resposta é uma só os seus pipes(de má qualidade) não são suficientes para absorver tamanha dissipação ou então o meu modelo tem algum problema ,antes de chegar a esta conclusão é bom que fiquem cientes que eu desmontei ele várias vezes a procura de algum erro e sem encontrar nada que oudesse interferir no desempenho.O meu dissipador é um modelo para demosntração ,incluisve a Thermaltake afirma que a base é muito bem acabada e é um espelho mas no meu caso é o contrario ,cheia de sulcos e nem de longe parece um espelho.Pode ser que o meu modelo esteja com alguma deficiência mas para mim o estrago já esta feito.
idle 48c load 100c
idle 47c load 104c

Zalman 9700LED vs Auras CTC-868
Para finalizar os testes com dissipadores eu irei variar um pouco e desta vez eu colocarei frente a frente o conhecido Zalman 9700LED e o pouco difundido Auras CTC-868 ,na verdade o Auras parece ser uma cópia descarada do Zalman mas em vez de usar cobre ele é construído em aluminio e até ae nada de interessante pois continua usando o design do Zalman,mas o Auras também é conhecido como transformer pois com um simples toque ele se move e se divide em três partes,bom o que interessa é saber como será o desempenho de ambos e tenho o prazer de apresentar a parte final do meu review "Um mês depois......"
plataform:
Gigabyte X38-DQ6
Q6700 @ 3200mhz (1.29v)
2 x 512mb Crucial 6400
Asus 8800GTX
Giga-EZ 1000w
room temp 23C
Zalman idle 37/34/34/33
Auras idle 38/34/34/33
Zalman load 60/57/58/57
Auras load 61/59/58/58
Como os números mostram o Auras é um pouco inferior do que o Zalman,para falar a verdade a diferença nem é tanta e o preço de ambos são bem próximos,eles são dissipadores exóticos e infelizmente caros mas um ponto positivo que eu pude enxergar no Auras é que ele é voltado para os case modders ,é inegável que ele causa um impacto visual bem legal e os leds azuis dão um toque de beleza a mais,os caras que curtem modar o gabinete deverão gostar demais dele.

todos os números e dezenas de fotos estão aqui.
Junior

0 comentários: