sábado, 13 de outubro de 2007

Gigabyte X38-DQ6 primeiras impressões criminosas



Pensei em usar artilharia pesada logo de cara mas o crazycool (um backplate de cobre da Gigabyte situado bem abaixo do soquete)impediu que eu usasse meu Thermalright Ultra 120 Extreme,teria que trocar os parafuros pois seria impossivel usar o backplate do Thermalright e os parafusos originais são muito curtos então eu teria que retirar o crazycool mas como o dissipador do NB é fixado diretamente no crazycool eu precisaira arrumar 2 porquinhas ...seria trabalhoso e o review já estava atrasado então resolvi usar o Scyhte Infinity com o sistema original de fixação e deixei a mobo com o crazycool. Outro problema é que os slots de memória são muito juntos do soquete e se eu colocasse o Scythe na horizontal e assim possibilitando o uso 2 San Aceseu não conseguiria usar o dissipador de memórias da Thermaltake,tive que virá-lo e mesmo assim foi apena possivel usar um San Ace na parte traseira e mesmo assim o conector de 12v da cpu atrapalhou um pouco pois o fan encostou neste plug . Feito o serviço eu fui direto para a bios e como toda Gigabyte precisei abrir as opções ocultas (ctrl-F1) para os ajustes de memória e mais algumas coisas,as voltagens para cpu e ram são bem extremas ,cpu->2.35v e DDR2->3.0+ as outras são bem conservadoras mas com certeza fazem um belo estrago,outro ponto negativo é sobre o vcore ,os incrementos são de 0.0125v mas a partir de 1.6v ele passa a ser de 0.05v ,a Gigabyte ainda precisa usar reguladores de voltagens mais precisos. O droop é alto,por ex bios1.4v,idle ->1.36v e load 1.344v Já experava por tudo isto pois já tenho muita experiência com Gigabyte e principalmente sobre as DQ-6,sei perfeitamente que as primeiras revisões de bios também são problemáticas e esparava que esta regra se aplicasse também a nova X38-DQ6,errei em partes pois a bios é bem madura e encontrei poucos problemas que também podem ser atribuídos a mim, estou apenas começando minha caminhada e preciso aprender como funcionam as coisas,estou tendo dificuldades para sintonizar o Perfomance Level e o FSB ,o X38 se difere um pouco do P35 mas também existe um porém eu estava com a DFI LP UT P35-TR2 onde eu conseguia diminuir sensivelmente o PL , os ajustes da DFI apesar de serem super complexos são um arma poderosa desde que você saiba onde esta pisando e a Gigabyte pelo menos em overclock ainda não esta a altura de uma Lan Party. Como estou atrasado eu fiz apenas alguns testes de "reconhecimento" e o primeiro boot foi com 500FSB e olha que não precisei de muita voltagem ,se por acaso estiver 100% estável ele com certeza não prejudicará a saúde do sistema,bom vi que o boot foi perfeito então resolvi usar 510FSB e partir para os testes práticos.




Realmente gostei do que eu vi,principlamente no teste do Aqua03 onde a 8800GTX estava com os clocks originais e mesmo assim foi possivel atingir 200K,eu já havia postado mas precisava confirmar->ele é rápido em aplicações 3d e ninguém pode negar alias a leitura no Everest mostrou que houve uma evolução clara desde o P965. Agora vou subir um pouco o clock e partir para testes mais interessantes pois apesar de não contar com meu Thermalright Ultra 120 Extreme eu tenho Scythe Infinity que não fica devendo nada e a Gigabyte tem que mostrar serviço.







No Cinebench consegui uma otima relação de 1.91x entre uma cpu e duas e consegui 10fps a mais no Aqua03 apenas subindo o clock da cpu(a GTX continua em stock) e a Gigabyte se mostrou bem estável pois consegui concluir um Pi32m sem usar voltagens extremas. Para finalizar o que todos devem estar querendo saber e o potencial de FSB?
depois de dezenas de mobos com os mais variados chipsets eu nunca havia conseguido 530FSB+ na primeira tentativa.
Palavras finais
Ainda estou em fase de testes e tenho muito ainda que "aprender" mas esta mais do que claro que esta placa ou melhor este conjunto Gigabyte X38 mostrou uma bela evolução ,não posso dizer que é uma placa completa ou se os resultados foram executados com êxito por causa do X38 , ainda não tenho paramêtros para comparar mas posso afirmar que o chipset X38 é realmente rápido ,sem duvidas ele é caro e infelizmente é uma realidade que hoje não chega a assustar ,no Japão uma X38-DQ6 esta na faixa dos 300us$ o que é um pouco abaixo do meu teto para placa mães,em outros lugares ela deve ficar na faixa de 260us$-270us$ porque aqui tudo é mais caro hehehe.
Junior

0 comentários: