sábado, 20 de outubro de 2007

Quase foi desta vez mas não irei sussegar......


Estava bem otimista em relação a minha nova investida,os experimentos desta vez seriam um pouco mais complexos pois envolviam um pouco de técnica em refrigeção,ajustes de voltagem perfeitos e paciência.
A refrigeração consiste em um imponente Scythe Infinity com 5 longos heatpipes ,um vencedor com várias citações feita pelos grandes sites ao redor do mundo,adaptei 2 mostruosos San Aces ,cada um deles de 120x120x38 com 260CFM.
O sitema de presilhamento é o conhecido push pin que a Intel emprega em seu cooler box e que muito fabricantes de dissipadores inclusive a Scythe usa como padrão em alguns de seus coolers,ele não é confiaável pois dependendo do cooler não exerce a pressão necessária,agora não tenho em mãos o material necessário para modá-lo mas tive o cuidado de trocar todos os quatro push pins por outros novos.
Com 520CFM de fluxo total proveniente dos dois San Aces eu tenho garantia de que posso pegar pesado nas voltagens ,lógico que não é aconselhável a fazer isto pois digamos que se eu usar 1.7v com quase 4ghz e tentar rodar o prime eu posso literalmente derreter os cores do meu Q6700,também não é isso o que eu pretendo fazer e sei exatamente onde estou pisando e como citei acima os ajustes de voltagem tem que ser precisos ,se eu colocar um pouco a mais de vcore posso sentenciar o meu processador a morte e se eu colocar um pouco a menos eu não terei estabilidade pois o prime exige muito mais do que qualquer outro programa e a dissipação térmica e o consumo elétrico de um quad mesmo que seja um G0 com 3900mhz é algo fora do normal.
Estou acostumado com processadores fornalha ,já tive dezenas de Prescotts,Smithfield,etc e um dos mais terriveis foi o Presler 960D este processador em especifico me consumiu muito tempo para torná-lo um monstro mas pelo menos deixei meus sentidos mais aguçados ,bom de um jeito ou de outro todos eles foram domados e carrego uma boa carga de experiência e me valendo dela é que eu pretendo colocar o meu Q6700 com 3900mhz e as temperaturas do quarto não podem exceder 20C e muito menos serem menores do que isso,primeiro porque acima de 20C é praticamente inviável primar o meu processador com tal clock e abaixo disso seria usar de artificios que eu particularmente prefiro abrir mão.
Ontem foi a minha primeira tentativa e não consegui passar de 4 loops no prime ,após alguns minutos um dos cores entrou em colapso,também tive problemas com o carregamento de drivers provavelmente com relação aos ajustes de voltagem que não foram perfeitos e olha que eles precisam ser perfeitos pois como citei acima se eu não tomar cuidado o chip pode até torrar.
Não irei nem considerar esta primeira screen pois foi muito pouco tempo de prime e eu quero pelo menos um ciclo completo,provavelmente hoje eu irei tentar mais uma vez e pelo menos já sei por onde começar e tenho muito mais chances de exito.

Junior

0 comentários: