segunda-feira, 16 de março de 2009

Com certeza o limite de 222bclock não está apenas relacionado com o Core i7.

Estou refazendo e analizando novamente todos os meus testes relacionados com o limite de 4GHz no QPI link ou 222MHz de bclock,na Biostar já é possível atingir um bclock bem satisfatório,para isso foi usado a nova revisão D0 do Core i7 mas antes que pensem que ela é mágica ou coisa do gênero é bom deixar bem claro que o outro D0 que está nas mãos do Pt1t não chega até 216MHz de bclock ,pelo menos não no ar e que existem muitos processadores C0 bem melhores que o meu D0 e que alguns chegam até 230MHz de bclock ou mais.
Eu dei uma paradinha com a Biostar e iniciei os testes com a Rampage2 e o mesmo processador que chegou até 226.5MHz não passou de 222MHz que é o limite dela até o momento e não consegui quebrar com nenhum outro processador,uma prova de que a placa influi no wall ,o próximo processador a ser usado será um 965XE que por algum motivo desconhecido não costuma ir além de 210MHz,mas eu preciso saber se como ele se sai com as devidas otimizações.
Overclock acima de tudo é sorte mas todos estão esperando com muita ansiedade que a nova revisão de um boost no Core i7,a verdade é que o limite de 222MHz no bclock é uma barreira que não esta ligada apenas a cpu mas também ao chipset X58,ela virá mais fria e teóricamente será uma cpu com capacidade para atingir um altissimo clock mas isso de nada adianta se o limite de 4GHz no QPI link não puder ser ultrapassado,o novo Core i7 920 D0 continuará limitado aos 4662MHz, o mesmo limite do atual C0,salvo algumas excessões.
São essas excessões que todos esperam virar regra,mas não é bem assim ,todo overclocker extremo sabe que nem mesmo um 965XE chega tão fácil até 5GHz,ainda mais para rodar bench pesado com todos os cores,o Nehalem escala muito mal no sub zero mas muito mal mesmo,existem relatos de que é possível rodar com 4700MHz no ar e não é possível chegar até 5GHz no LN2 e a esperança é de que no caso do novo 975XE D0 rodar acima de 5GHz com todos os cores vire regra ,eu tenho quase certeza que isso será possível porque ele tem o multiplicador destravado mas tirando a dissipação eu não vejo tantas esperanças de melhoras no caso do 920 ,pois ele não tem o mesmo privilégio que o XE de ter opção de escolher qualquer multiplicador que a mobo oferecer,o 920 continuará limitado ao bclock máximo que a placa suportar ,isso se ele não tiver algum wall abaixo de 222MHz no bclock como no caso do Pt1t.
Eu continuarei postando meus achados e espero poder ajudar a esclarecer um pouco mais sobre o limite de 222MHz no bclock.

Junior

0 comentários: