domingo, 1 de março de 2009

Pentium M o retorno do Rei.



A AMD sabia mais do que ninguém outra que o Dothan era um poderoso processador mas o que ela nunca imaginou que este processador que equipava a plataforma Centrino iria um dia ganhar o desktop,a sua primeira versão desktop teve um começo bem tímido onde algumas fabricantes resolveram investir em plataformas nativas ,com distribuição escassa e apenas disponível em algumas regiões ,mas mesmo assim foi o bastante para que todos notassem o seu potencial.
Graças a Asus e o seu CT-479, um adaptador para ser usado nas plataformas 478 e assim tornar possível a introdução definitiva do Dothan no desktop ,mas era apenas compatível com as placas da Asus,mas mesmo assim sua aceitação foi rápida e a sua ascensão foi vertiginosa onde o até então intocável A64 FX viu sua hegemonia cair por terra.
O Dothan chegou impressionando pelo seu desempenho e auto poder de overclock e pela primeira vez o A64 iria enfrentar um terrível rival que mesmo com menos clock era mais eficiente em várias tarefas,inclusive nos games onde o A64 reinava absoluto.
As notícias sobre o Dothan se alastravam rapidamente e houve uma procura muito grande pelo Asus CT-479 e o que facilitou a sua introdução foi a oferta muito grande de placas compatíveis,a P4P800 e a P4C800 eram as favoritas mas a grande estrela era a Asus P4GD1 ,o chipset i915 não chegava a empolgar mas o suporte PCIEx foi um fator crucial ,surgiu uma variante bem mais modesta a P4GPL-X com apenas dois slots de memória e com menos ajustes para overclock que a P4GD1, que apesar de ser um pouco mais cara era mais cobiçada.

O Dothan só precisava de uma placa que oferecesse um bom FSB com suporte PCIEx e assim que ele foi associado a P4GD1 o seu verdadeiro reinado teve inicio,um reinado curto mas que assombrou pela quantidade de recordes batidos ,no Pi o único rival era o Pentium4 e nos benchs 3D ele não encontrava resistência pois nenhum sistema similar era tão rápido como o Dothan.
Eu tive a felicidade de presenciar todas as etapas da introdução do Dothan no desktop,desde a primeira AOpen i855 GMEm-LFS com a 6800 Ultra até a Asus P4GD1 e a 7900GTX e X1900XTX,conheço todas as limitações e virtudes de um processador que sobreviveu a três familias de chipsets e compatível tanto com Micron,TCCD e Winbond BH5.
Hoje novamente eu tenho a oportunidade de mais uma vez rodar esta plataforma que me deu tantas alegrias e que apesar da idade ainda pode me oferecer um desempenho satisfatório, isso mesmo no meio da era quad core,o Dothan pode ter perdido o seu reinado mas apesar disso ele nunca será esquecido,pelo menos não pelos seus fãs ,eu sou um felizardo pois tive o prazer de viver sua ascensão e queda e ainda hoje eu tenho o maior prazer de montar o meu sistema e brincar um pouco com o velho Dothan e também com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia,como uma GTX285 por exemplo :).

O Pentium M é tão bom de overclock que mesmo com o dissipador chulé da Asus é possível rodar o meu Dothan 740 de 1.73Ghz @ 2.6GHz,agora imaginem o estrago quando eu apelar de verdade ---> LN2 ^^.

Junior

0 comentários: