terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

5300Mhz no air (update)

Alguns posts atrás eu confirmei a quebra do recorde mundial com air cooler na classe Wolfdale(absoluto),eu apenas adiantei o clock atingido mas não detalhei muita coisa,eu estava um pouquinho apurado com meus trabalhos mas também um pouco ancioso em mostrar os resultados então foi postado apenas os 5313Mhz referentes ao recorde e sem nenhum comentário.
Agora com mais calma eu posso falar um pouquinho sobre os testes que tiveram início as 2:00am ,madrugada fria de gelar os ossos mas não tanto como eu gostaria que fosse,o Adrian estava no quarto ao lado e ferradão no sono e lógico bem quentinho no meio das cobertas enquanto isso o quarto de testes estava com a janela aberta e o doido aqui estava encapuzado com uma touca ninja ,um moleton e uma jaqueta de snowboard pois estava tão frio dentro do quarto que pinguim iria dormir de pijama.
Eu deixei a plataforma para fora para que gelasse até quase trincar e quando notei que o TRUE estava frio o bastante eu dei inicio aos testes,sabia que a bateria teria que ser rápida e não poderia perder tempo com ajustes secundários,então eu apenas entrei na Bios e fiz os ajustes necessários para 4700MHz ,na verdade eu poderia bootar com mais clock mas iria torrar o processador antes da hora o que de jeito nenhum era interessante.
Na primeira tentativa eu parei em 5100Mhz,tinha perdido tempo demais fazendo os ajustes e a cada nova tentativa eu deixava a mobo descansando por cerca de 5 minutos para que ela esfriasse e entre um tentativa e outra o tempo foi passando,a madrugada foi virando dia e apesar da evolução no clock eu ainda não estava nem perto dos 5278MHz.
Quando também já estava cansado ,com frio e o barulho infernal do SanAce já estava me enchendo o saco e já estava quase determinado a encerrar mas naquela que poderia ter sido a minha última tentativa eu bati 5270Mhz pela primeira vez ,pensei comigo agora tem que ir.
Antes de conseguir os 5313Mhz eu deixei a mobo esfriando por mais tempo que os 5 minutos habituais e foi ai que eu lembrei uma tática antiga que o Soyti havia me ensinado ,muito útil para quem quer extrair o máximo com air cooler,depois de entrar no Windows eu selecionei a opção stand by e dexei o sistema assim por vários minutos por vários minutos,galera foi tiro e queda,depois foi apenas subir o clock e eu bati 5278Mhz e repeti a dose três vezes seguidas e na quarta tentativa eu cravei o meu primeiro 5300Mhz e depois parei apenas quando atingi 5313Mhz o que era o limite para zero grau.
Deu o maior trabalho mas no final a satisfação de ter atingido o meu objetivo compensou a noite de sono perdida,o barulho infernal que eu suportei e o frio de congelar a alma.
Olha não posso deixar de me condenar por ter esquecido certos truques que poderiam ter abreviado tudo mas também não é sempre que a gente tem disposição para encarar uma madrugada inteira de testes .......mesmo abaixo de zero......mesmo com o Adrian a poucos metros e bem quentinho.......mesmo com a Yoko comendo pipoca e assitindo um filme......bom, cada um com suas loucuras ^^.
e vamos que vamos.

Junior

0 comentários: