terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Parabéns Prescott.



Hoje o velho guerreiro Pentium4 Prescott completa 5 anos de vida ,na verdade ele já nem é mais fabricado mas ao longo de sua vida ele ganhou uma legião de fans e outra legião de desafetos e ele tinha motivos de sobra para ser cultuado ou odiado.
A sua primeira versão surgiu em 2004 e veio substituir o Northwood ,ele mateve o mesmo soquete que no caso era o 478 mas com algumas modificações em sua arquitetura ,era gravado em 90nm contra 130nm do antigo Pentium4 ,teve uma aumento considerável no seu cache L2 que passou de 512kb para 1mb,ganhou um novo conjunto de instruções denominadas SS3 que era composto por 13 novas instruções ,que complementam os dois conuuntos anteriores e a mudança arquitetural mais significativa foi a adição de 11 novos estágios ao já longo pipeline do Northwood.
Com isso, o Prescott atingiu a impressionante marca de 31 estágios de pipeline, um número sem precedentes entre os processadores x86.

Odiado
Nos processadores atuais, o uso de um pipeline mais longo não é exatamente uma boa notícia, aumentar o número de pipelines do processador permite que cada estágio execute um volume menor de processamento com isso o processador passa a ser capaz de operar a freqüências mais altas mas em compensação as instruções demoram um número maior de ciclos de clock para serem processadas (já que precisam percorrer todo o pipeline), o que aumenta brutalmente o tempo perdido em operações de tomada de decisão, onde o processador precisa aguardar o resultado de uma operação para poder processar a seguinte.
Devido ao aumento no número de estágios do pipeline e das melhorias feitas nas unidades de execução, o Prescott dissipa mais calor que um Northwood do mesmo clock, mesmo sendo produzido em uma técnica de 90nm.
Sem uma refrigeração adequada o processador facilmente ultrapassa o limite considerável seguro e para evitar danos o Thermal Throttling entra em ação fazendo com que o processador diminua o clock.

Cultuado
Mesmo consumindo e esquentando demais ele conseguiu cativar uma legião de fãs pois era um verdadeiro campeão em overclock,sucessor imediato do Northwood que também era ótimo para overclock mas já tinha chegado no seu limite.
Alguns Northwood quebraram a barreira dos 5Ghz mas apenas o Prescott foi capaz de chegar até 5600MHz com a plataforma 478.
Ele passou a ser tornar mais popular assim que houve uma migração massiça do 478 para o LGA775 e com ele chegaram novos steppings onde houve uma redução no consumo e dissipação.
Foi a partir dai que surgiu o processador X86 de clock mais alto até hoje já construído ,nascia o Pentium4 Prescott 570J de 3.8GHz e mais tarde dobraram o seu cache L2 que passou a ter 2mb e graças aos novos steppings é que foi possivel quebrar o recorde de aceleração com a mais de 7GHz.

Eu particularmente sou fã assumido do Prescott e venho aqui parabenizar este grande guerreiro que sobreviveu a mudanças de soquete,aumento de cache, novos steppings e que agora descansa em paz mas que sempre será lembrado como sendo um dos piores Pentium4 já contruídos ou como um dos grandes campeões em overclock.

Parabéns Prescott.

Junior & Yoko

0 comentários: