sábado, 14 de fevereiro de 2009

Memórias.



Hoje eu tirei o dia para dar uma ajeitada na minha bagunça e arruma daqui e arruma dali eu acabei encontrando no fundo do meu armário uma caixa de papelão de uns 60cm de altura,pensei comigo ,pelo tamanho deve estar cheia de fita de vídeo ,talvez algum brinquedo,vamos ver o que tem ai dentro.
Quando eu a abri me deparei com a minha velha unidade de water chiller que estava muito bem embalada,ai eu lembrei que há uns 3 anos atrás eu tinha limpado ela e guardado e como se tratava de uma preciosidade eu tive o cuidado de embalar direitinho e deixar em um lugar seguro.
Naquela hora bateu uma nostálgia e resolvi então retirá-la da caixa para dar uma dar uma olhadinha novamente nesta unidade que me deu tantas alegrias numa época que eu nem imaginava em usar gelo seco.
A minha unidade de water chiller que apesar da idade ainda se encontra em estado impecável,sem nenhuma poeira e com a fiação muito bem fixada ,inclusive os quatro San Aces 120x120x38mm de 102CFM que estão presos na colméia parecem ser zerados de tão limpos que se encontram e não poderia ser de outra forma pois antes de guardá-la eu tive o cuidado de retirar todas as ventoinhas e limpá-las uma por uma.
Gosto dela porque é compacta e muito poderosa,com capacidade para refrigerar o liquido @ -31c , mesmo com temperatura ambiente de 30c.


Lógico que em load ela não segurava tanto assim ,irei citar um exemplo,com um Opteron 146 @ 3100MHz o meu water chiller tinha capacidade para manter o liquido @ -14c ,inclusive com establidade para rodar longos aplicativos 3d.
No caso do Dothan as marcas eram ainda mais expressivas onde eu chegava facilmente até 3200MHz.


Eu passava horas brincando e também aprendendo overclock ,graças a ela eu quebrei muitos recordes em uma época que não existia tanta facilidade como existe hoje,pouquissimas placas ofereciam mais do que 1.7v de vcore e os ajustes para voltagem do chipset era uma escassez danada ,mas mesmo com certas limitações nós resolvíamos no braço,era praticamente tudo na base da solda,mesmo sendo trabalhoso era bem divertido.
A refrigeração também estava começando a ficar mais complexa ,sendo necessário o uso maciço de sub zero e o pessoal mais avançado usava gelo seco mas o time do Japão era mais extremo ainda e já estava em outro patamar,eles já tinham iniciado o uso intensivo de LN2.
Eu ainda não era adepto do uso de conteiners mas sabia que a refrigeração era a chave de tudo e por este motivo que eu sempre dediquei parte da minha vida de overclocker a testar os dissipadores convencionais em suas mais variadas formas,foi assim que eu desenvolvi algumas técnicas que me valeram o apelido de Air King no XS.
Mas sabia perfeitamente que se eu quizesse subir de classe era necessário algo mais extremo do que um simples air cooler pudesse me oferecer,nunca me passou pela cabeça usar water cooler,que é algo não me atrai de jeito nenhum e resolvi pular esta etapa e ir direto pro sub zero e como não poderia ser de outra forma os meus primeiros resultados mais expressivos foram conseguidos graças a esta unidade de water chiller
Diversas cpus foram testadas tais como ClawHammer,Northwood,Newcastle,Winchester,Venice,Banias,Dothan,San Diego ,Cedarmill e Yonah.
Apesar das muitas alegrias o tempo foi passando e ela foi se tornando obsoleta pois as novas cpus dissipavam muito mais e exigiam maiores cuidados,nós estavámos entrando na era dual core e o uso massvio de gelo seco e LN2 já era uma realidade ,foi ai que eu resolvi aposentar o meu water chiller e deixá-lo em um lugar bem seguro.
Eu já até tinha me esquecido dele mas graças a minha disposição em arrumar a bagunça eu tive o prazer de relembrar um passado recente onde apesar das coisas terem sido mais dificeis era muito prazeroso fazer overclock e desafiar limites.
Não tenho mais intenção de voltar a ligar esta unidade mas com todo o zelo e cuidado que eu a conservei tenho certeza que ela ainda é capaz de manter o liquido com os mesmos -31c.

Junior

0 comentários: