sábado, 28 de fevereiro de 2009

Hélio líquido,preço nas alturas e uso inviável.



Fui informado ontem sobre os preços do Helium e caso eu queira brincar com temperaturas abaixo de 200 negativos eu teria que gastar 5 vezes mais do que geralmente eu gasto com nitrogênio liquido ou seja ,cada litro de helium liquido custa $15,00 dolares e fiquei sabendo também que 30 litros seriam suficientes apenas para 6 minutos de testes.
Levando em consideração que cada bateria dura em média 1.5hr~2hr então eu precisaria de no mínimo 250 litros e também uma pequena fortuna -> $ 3750,00 doláres , isso sem contar as despesas de transporte,eu mesmo poderia ir buscar pois tenho um truck Isuzu Bighorn mas sem chances de ficar carregando um tanque de 250lt...

Características principais
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão o hélio é um gás monoatômico, tornando-se líquido somente em condições extremas (de alta pressão e baixa temperatura).
Tem o ponto de solidificação mais baixo de todos os elementos químicos, sendo o único líquido que não pode solidificar-se baixando a temperatura, já que permanece no estado líquido no zero absoluto à pressão normal. De resto, sua temperatura crítica é de apenas 5,19 K. Os isótopos 3He e 4He são os únicos em que é possível, aumentando a pressão, reduzir o volume mais de 30%. O calor específico do gás hélio é muito elevado, de vapor muito denso, expandindo-se rapidamente quando é aquecido a temperatura ambiente.
O hélio sólido só existe a pressões da ordem de 100 MPa a 15 K (-248,15 °C). Aproximadamente a essa temperatura, o hélio sofre uma transformação cristalina, de estrutura cúbica a estrutura hexagonal compacta; em condições mais extremas, ocorre uma nova mudança, empacotando os átomos numa estrutura cúbica centrada. Todos estes empacotamentos tem energias e densidades semelhantes, debitando-se as mudanças à maneira como os átomos interagem.
fonte Wikipédia.


Junior

0 comentários: