segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Especial Yonah - Crossfire in action



Depois de todos os problemas solucionados e com o Crossfire habilitado na Aopen i975 a-YDG então agora eu teria um pouco de paz , sossego e tempo para usufruir de uma potente plataforma voltada exclusivamente para games e benchs 3D.
O meu primeiro Yonah foi um T2500 de 2GHz (12x166MHz)e não encontrei problemas para atingir mais de 2900MHz e rodar com estabilidade o 3D06 e de inicio foi usado apenas um dissipador a ar que no caso era o meu e ótimo Thermalright SP-94 que era compatível com a Aopen pois compartilhava da mesma furação do soquete 478 para o qual o Thermalright tinha sido construído.
Utilizei duas Atis X1900 sendo uma delas a master e na época eram o que existia de mais poderoso e para alimentar essas duas sugadoras eu usei uma Zippy Type-R de 600w que nunca me deixou na mão e apenas uma única coisa contrastava com todo esse material top -> as memórias...
O meu melhor jogo era um par de Corsair XMS com os famoso ICs Micron Fatbody capazes de operar com latências baixissimas CAS3-2-2 mas infelizmente não eram compatíveis com a Aopen e fui obrigado no incício a utilizar um jogo de Cosair Value 533MHz,razoavelmente boas mas não estevam a altura do meu equipamento mas como diz aquele ditado ,quem não tem cão caça com gato.
Sendo assim os meus primeiros resultados não foram por assim dizer tão extremos pois a limitação imposta pelas memórias se tornaram um indesejado gargalo mas mesmo assim este pequeno problema não tirou o meu animo e como sempre eu tentei extrair o máximo possivel do equipamento,mais tarde eu consegui um outro par de DDR2 da GSKill e a partir dai as coisas melhoraram consideravelmente pois elas subiam com mais facilidade e eram bem mais estáveis e graças ao Yonah eu fui derrubando todos os meus recordes particulares.
A introdução do Yonah no desktop foi o pontapé inicial para a redução no consumo de energia por parte da Intel que antes apostava pesado no Pentium4 e seus derivados e por este motivo o Yonah necessitava de bem menos energia e dissipava bem menos mas foi notado um pequeno probleminha que impedia que fosse possivel atingir altissimos clocks,o Yonah sofria de um mal incurável ,o baixo fsb wall e os sintomas eramn notados a partir de 250FSB mas lógico que alguns deles chegavam até 300fsb mas eram tão poucos e consequentemente muito cobiçados e seu preço era exorbitante.
O meu T2500 tinha um multiplicador limitado e o máximo possivel era 12x mas para os entusiastas insatisfeitos ainda existia um outro processador , quase 80% mais caro mas com um atrativo a parte,ele tinha o multiplicador 13x o que permitia atingir muito mais clock que o seu irmão menor e como não poderia ser de outra forma eu parti para ele.

processando.....

Junior

0 comentários: