segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Estudando a Biostar X58.



Eu resolvi usar LN2 pela primeira vez na Biostar X58 e como eu tenho um processador Core I7 940 rev B0 com o multiplicador destravado e também pretendo rodar acima de 5GHz então estava feito o bem bolado mas infelizmente a placa não reconhece nenhum multiplicador acima de 22x,eu até que consigo setar 23x ou mais na Bios o que não é reconehcido pelo sistema e ele volta para 22x ,foi ai então que resolvi usar um artifício para contornar a situação.
Todo Core i7 tem uma opção chamada Turbo Mode que quando ativada acrescenta um multiplicador a mais em cima do original e sendo assim a cpu ganha um pouco mais de clock e a minha cpu também oferece ajustes Turbo Mode individuais para cada core e posso setar até 63x para cada um e como não consigo pelas vias normais então resolvi fazer overclock diretamente no turbo Mode e então subi o nível dos originais 23x para 31x ,depois eu apenas tenho que habilitar todas os ajustes necessários para o sistema iniciar no Turbo Mode e finalmente a minha cpu aceita trabalhar com 31x mas o que ocorre é que a placa não se mantém estável e existe uma oscilação constante no multiplicador e consequentemente no clock final ,pois bem eu até consegui salvar uma screen do cpuz mas nenhum save pode ser utilizado posteriormente e o único save aparentemente intacto ainda foi recusado pois não condizia com a realidade
na verdade eu tinha atingido 4970MHz com 31 x 160 mas do nada o multiplicador caiu para 28x e o fsb para 138MHz

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=477497

Depois disso eu não consegui mais nenhum bom resultado e o sistema começou a acusar alguns erros ,entrei em contato com o pessoal da Biostar para tentar uma solução mais prática mas infelizmente naquela hora eles não tinham acesso aos dados necessários para uma implementação relâmpago para que fosse possível a Tpower X58 reconhecer adequadamente o meu 940 ES com multiplicador destravado mas ficaram de analisar todos os fatos.

Junior

0 comentários: