terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Especial Yonah ,T2500 o começo.



21 de fevereiro de 2006 ,eu lembro desta data como se fosse ontem e olha que já se passaram quase 3 anos ,pouco antes eu tinha perdido um FX-57 e estava estressado até as tampas com a AMD foi ae que a minha vida deu uma guinada e decidi nunca mais comprar nada da AMD.
Para minha felicidade tudo coincidiu com a data de lançamento do Yonah e eu não pensei duas vezes em apostar tudo o que eu tinha na plataforma que estava nascendo e mesmo sem ter a mobo em mãos eu acabei comprando o meu primeiro Yonah e não me arrependo de ter ficado quase um mês apenas babando em cima do processador e olha que eu não era um caso isolado pois no Xtreme Systems dezenas de overclockers já tinham adquirido o Yonah e nenhum tinha uma placa em mãos.



Como ele era o sucessor do Pentium M (Dothan) então uma comparação direta entre ambos era mais do que natural ,o Yonah era o primeiro dual core nativo da Intel enquanto o Dothan ainda era um single core ,o novo Core Duo era um chip de 65nm com 667MHz de BUS enquanto o Dothan era 90nm com 533MHz de BUS mas apesar das diferenças eles também apresentavam algumas características em comum ,nenhum dos dois dispunha de extensões 64bits e em ambos os casos o cache era de 2mb.
O Yonha chegou inovando não apenas por ser o primeiro dual core nativo mas também por apresentar um desempenho bem superior ao do Dothan e mantendo um baixo consumo energético.



Alguns mais afortunados conseguiram comprar um Centrino baseado no Core Duo e nos adiantaram um pouco do poder de processamento do Yonah e pelo pouco que vazava pela net nós pudemos ter uma bela noção do que estava por vir ...mas para nós ainda faltava apenas a bendita placa mãe ....o tempo de espera foi longo e a ansiedade era gigantesca mas tudo era válido pois estávamos vivendo uma época de transição e logo seríamos recompensados.

Junior

0 comentários: