sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Testando uma nova Bios beta para a Tpower X58



Uma rápida explicação sobre os divisores de memória na plataforma Nehalem ,não são todos os processdores(retail box) desta família que oferecem todos os divisores possíveis,no caso do Core I920(na maioria dos casos eles são desbloqueados mas aparentemente existem alguns om opção para apenas 2:6 e 2:8) e do Core I965 nós podemos usufruir de todos as opções possíveis mas no Core I940 ele é fused locked e sendo assim apenas dois divisores estão liberados ,o 2:6(800MHz) e o 2:8(1066MHz) e sendo assim não existe a possibilidade de utilizar nenhuma ajuste para a frequência Uncore (UCLK) que trabalha 4x mais que o clock base.
Essa limitação não vale para todos os modelos de engenharia pois em algumas revisões do Core I7 940 todas as opções de ajustes estão presentes mas esse não é o meu caso.
Eu estou utilizando um novo processador Core I7 940ES rev C0 onde eu tenho acesso apenas aos divisores 800MHz e 1066MHz e sendo assim sem nenhuma opção para ajustar a frequência Uncore mas a Biostar esta trabalhando para implementar todos os ajustes de memória possíveis e de quebra as configurações para a frequência do Uncore clock.
E não é que deu certo e a princípio todos os ajustes que antes não estavam presentes agora podem ser manipulados mas isso não quer dizer que estão estáveis pois ainda estamos em fase de implementação.

Junior

0 comentários: