domingo, 11 de janeiro de 2009

Especial Yonah - O primeiro user a habilitar o Crossfire na YDG.



Uma das virtudes do chipset i975X é a de permitir o uso de duas placas Atis no modo Crossfire mas no começo nem tudo era uma mar de rosas e como o Crossfire ainda estava engatinhando então a sua implementação era precária e em muitos casos não era possivel habilitá-lo e no caso da Aopen i975X a-YDG era ainda mais crítico pois ninguém havia conseguido ativá-lo.
Eu como fui um dos primeiros a receber a placa e dispunha na época de duas Atis X1900 sendo uma delas a master ,então teoricamente o Crossfire deveria funcionar mas não foi bem assim e eu comecei a quebrar a cabeça de tanto tentar eu resolvi entrar em contato direto com a Aopen Japan para tentar solucionar o problema mas mesmo recebendo ajuda especializada as primeiras tentativas foram em vão.
Foi ai que eu descobri a solução,primeiro era necessário instalar o Catalyst mas mesmo com as duas placas deivadamente instaladas o Catalyst não me oferecia a opção de ativar o Crossfire ou melhor ele nem era reconhecido pelo driver.
Mas no gerenciador de dispositivos era posivel visualizar ambas as placas e foi mexendo nas propriedades de video que eu descobri um meio de habilitá-lo ,bastava ir direto nas propriedades avançadas/solucionar problemas e desmarcar a opção ativar ao combinar e depois abrir novamente o Catalyst que o Crossfire era reconhecido e apenas era necessário marcá-lo e depois rebootar ^^.

Graças a isso foi possivel contornar este problema e assim que obtive sucesso eu entrei em contato com o pessoal da Aopen para compartilhar todos os dados e depois eles diponibilizaram um manual passo a passo de como habilitar o Crossfire e ele foi incluído em todas as placas Aopen i975x a-YDG que sairam da fabrica em Taiwan,ele foi feito as pressas em papel A4 e xerocado e estava todo em chinês e os que vieram para cá foram traduzidos para japonês mas o que poucos sabem é que por trás deste manual em chinês ,traduzido para o japonês tinha um brasileiro que descobriu como habilitar o Crossfire ^^.

Junior

0 comentários: