sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Especial Yonah - T2600



Mesmo depois de extrair todo o possível do Core Duo T2500 ,ainda ficou aquela sensação de que ainda faltava alguma coisa ,os resultados eram ótimos mas mesmo assim não chegavam a impressionar pois eu estava muito limitado no fsb e a minha pretenção era voar bem mais alto só que seria necessário mais clock mas para isso eu teria primeiro que quebrar o fsb wall que nesta altura eu já sabia que era impossível de ser quebrado,não me restava outra alternativa ou tentar a sorte com outro T2500 ou partir de vez para o T2600 que apesar de ser bem mais caro seria muito mais útil para mim porque tinha um multiplicador maior e com mais chances de atingir o meu objetivo.
Então não medi esforços e parti para a aquisição do processador mais cobiçado em sua época,o T2600 de 2.16GHz e para variar um pouco os testes eu também resolvi arrumar uma Asus 7900GTX.


E como não poderia ser diferente foi muito fácil trabalhar acima de 3Ghz no air e ele continuava frio e consumindo muito pouco,uma ótima pedida para os amantes do silêncio e baixo consumo mas era muito caro e nunca iria se tornar um sistema popular,mas existe o outro lado da moeda e entre os entusiastas ele continuava sendo muito disputado pois era um processador muito rápido ,o único com capacidade para atingir clocks capazes de bater recordes e não tinha nenhum adversário a altura mas assim como o T2500 ele raramente atingia mais de 250FSB mas foram encontrados alguns desses processadores(rarissimos) que atingiam 300fsb e isso correspondia a 3900MHz de clock final,um verdadeiro monstro que era imbatível em qualquer circunstância mas pena que eram tão poucos que a briga pelo topo ficou extremamente restrita à apenas alguns overclockers.
O meu não chegou nem perto mas foi o suficiente para impressionar e chegar até o décimo sexto lugar no Pi1m.


Tentei diversas outras vezes mas foi o melhor que eu consegui,me dei por satisfeito e depois eu resolvi apenas curtir a minha rápida plataforma de jogos.
A aposta da Intel foi alta e os resultados hoje podem ser vistos por toda parte com o Core2 e o seu sucessor o Nehalem,o Core Duo foi apenas um modelo de transição e além da sua baixa disponibilidade a única coisa que realmente impediu que o Core Duo se tornasse mais popular foi o seu preço ,o Centrino custava uma pequena fortuna e os modelos que pularam para o desktop também eram uma facada mas a Intel resolveu se mexer e facilitar a vida dos que não tinham como adquirir um processador dual core e não demorou muito para aparecer as versões mais baratas baseadas na arquitura Core e com o surgimento do Core Solo T1300 a Intel entrava com tudo em todos os seguimentos,mas isto fica para o final do meu Especial Yonah.



T2600 + Asus Kong from XS
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=98651

Junior

0 comentários: